A Associação Reabilitar, responsável pela gestão do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, informou que suspendeu temporariamente o fornecimento dos meios auxiliares de locomoção a pacientes.
A suspensão ocorre a partir deste mês de novembro. Ficarão indisponíveis cadeiras de rodas, muletas, andadores, bengalas e almofadas de assento de prevenção de úlceras.
Segundo a organização social, a medida foi tomada devido à defasagem da tabela de pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois os valores seguem sem reajuste desde o ano de 2008.
Em nota, informou que foram feitas, ao longo dos anos, várias tentativas de negociação com o Governo Federal, a fim de evitar a suspensão do fornecimento, mas não houve avanço.
Veja a nota na íntegra:
A Associação Reabilitar, organização social responsável pela gestão do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, vem a público esclarecer que teve que suspender temporariamente, a partir deste mês de novembro, o fornecimento dos meios auxiliares de locomoção: cadeiras de rodas, muletas, andadores, bengalas e almofadas de assento de prevenção de úlceras. A medida foi tomada devido à defasagem da tabela de pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois os valores seguem sem reajuste desde o ano de 2008. Ao longo dos anos, foram feitas várias tentativas de negociação com o Governo Federal, a fim de evitar a suspensão do fornecimento, mas não houve avanço. Além disso, o atual cenário econômico também impactou no preço de insumos importantes para a produção dos itens, como o aço e o alumínio, aumentando ainda mais os custos e contribuindo para que o fornecimento ficasse insustentável.
Ao longo de quase 15 anos à frente da gestão do Ceir, a Associação Reabilitar tem atuado de forma transparente e eficiente, ofertando serviços de qualidade à população do Piauí. Por isso, a entidade garante que continuará produzindo e realizando a concessão de órteses e próteses normalmente, bem como segue com as negociações com o Governo Federal, ao lado de várias entidades que fazem o mesmo fornecimento no Brasil, a fim de que a tabela do SUS seja reajustada e esse serviço tão importante volte a atender àqueles que tanto necessitam.
Teresina, 17 de novembro de 2022.