Encerra nesta quinta-feira (1º), o prazo para justificar a ausência dos eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições de 2022. O procedimento é necessário para os eleitores com idade entre 18 e 70 anos, natos ou naturalizados brasileiros e alfabetizados.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, a justificativa pode ser realizada através do aplicativo e-Título ou com preenchimento do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral em locais de votação fora de sua cidade.
Ao justificar, o eleitor deve apresentar documento original de identificação com foto, como carteira de trabalho, reservista ou carteira de habilitação.
Conforme a Justiça Eleitoral, o prazo para o eleitor apresentar justificativa é de no máximo 60 dias após cada turno de votação. Para justificativas do segundo turno, o previsto é até 09 de janeiro de 2023.
O procedimento deve ser acompanhado de documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento na data do pleito. Nos casos de doença, o eleito deve apresentar um atestado médico.
Canais para justificação