O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesse domingo (18), que os Benefícios destinados ao Auxílio Brasil fiquem fora do teto de gastos.
De acordo com a decisão, os recursos para custear os benefícios desses programas devem ser obtidos pela abertura de um crédito extraordinário.
“Reputo juridicamente possível que eventual dispêndio adicional de recursos com o objetivo de custear as despesas referentes à manutenção, no exercício de 2023, do programa Auxílio Brasil (ou eventual programa social que suceda a ele) pode ser viabilizado pela via da abertura de crédito extraordinário, devendo ser ressaltado que tais despesas não se incluem na base de cálculo e nos limites estabelecidos no teto constitucional de gastos”, determinou Gilmar.
A medida é um pedido da Rede Sustentabilidade, protocolado na última sexta-feira (16). A determinação do ministro do STF interfere nas negociações entre o Congresso Nacional e a equipe de transição do presidente eleito, Lula (PT).
Na proposta apresentada, haveria um aumento das despesas públicas em torno de R$ 200 milhões. De acordo com a Revista Oeste, parlamentares e partidos estariam exigindo cargos para aprovar a PEC idealizada pela equipe de Lula (PT).
Nas redes sociais, políticos se posicionaram. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comemorou a decisão de Gilmar. Para ele, é uma grande "vitória".
Atenção! Grande VITÓRIA! O ministro Gilmar Mendes acabou de acatar um pedido da Rede Sustentabilidade para tirar do teto de gastos programas de combate à pobreza e à extrema pobreza. Uma vitória contra a fome e a favor da dignidade de TODOS os brasileiros!
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) December 19, 2022
Já o senador Renan Calheiros (MDB), afirmou que “A miséria humana não pode ser objeto de chantagem”.
O STF acaba de decidir que a miséria humana não pode ser objeto de chantagem. Excluir do teto de gastos recursos para custear benefícios sociais de erradicação da pobreza prometidos pelo Presidente @LulaOficial foi uma grande decisão do Min. Gilmar Mendes
— Renan Calheiros (@renancalheiros) December 19, 2022