A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Sul) realizou, segunda-feira (23), uma reunião de alinhamento técnico. O encontro teve a presença de representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), além das equipes das gerências de Serviços Urbanos (GSU), de Obras e Serviços (GOS) e de Habitação (GHAB). A reunião foi pautada em propostas para reforma do Mercado Público do Parque Piauí, dentre outras demandas da população da zona Sul da capital, firmando o trabalho integrado na administração de Teresina.
A reforma do mercado é um projeto de prioridade para a Prefeitura Municipal de Teresina, visando melhorar o funcionamento do local para consumidores e comerciantes. As gerências discutiram sobre melhor aproveitamento do amplo espaço, a regularização dos proprietários, reforma da praça de alimentação, banheiros e vestiários, além da reavaliação do fluxo de automóveis e transportes públicos nas ruas adjacentes.
“A equipe da GSU atuará no levantamento dos permissionários dos mercados para projetar a realocação de suas propriedades durante a reforma do mercado. Além disso, a reforma possibilita que as equipes de limpeza, responsáveis por toda limpeza do Parque Piauí, dando maior atenção para a manutenção do próprio mercado”, pontuou o gerente de Serviços Urbanos, Islanilton Gomes.
A reunião serviu para alinhar como será iniciado o projeto arquitetônico, papel da GOS, a conciliação com os comerciantes, papel da GHAB, além do estudo de trânsito que deve ser realizado, por meio da STRANS, visando diminuir o impacto gerado pela movimentação das obras. Ademais, a base do projeto visa uma ideia sustentável e econômica, trabalhando com a possibilidade de energia solar, reuso de águas pluviais, áreas verdes e hortas coletivas.
“O mercado no Parque Piauí é um atrativo natural de público, assim sua reforma visa, principalmente, gerar mais conforto, salubridade e segurança para os comerciantes, clientes e a própria população em seu entorno. A proposta da Prefeitura Municipal de Teresina propõe a geração de espaços de convivência e rotatividade econômica”, concluiu a arquiteta Jhamille Almeida.
O superintendente da SAAD Sul, Juca Alves, fala sobre a importância do projeto. “Estivemos reunidos com a equipe da SAAD sul e colaboradores de outras secretarias, debatendo sobre o projeto de reforma do Mercado Público do Parque Piauí, elaborando um plano de negociação com os permissionários, paralelo à atualização do projeto arquitetônico”, pontuou.
“Após a captação de recursos, daremos entrada no processo de licitação ainda neste primeiro semestre de 2023. Ademais, a pedido do prefeito, estamos realizando o levantamento de algumas zonas para a construção de um novo mercado municipal na zona Sul de Teresina”, adiantou o superintendente.