O que um aparto de mãos pode dizer sobre uma pessoa? Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, sugerem que uma pegada fraca pode ser um sinal precoce de depressão. O estudo sul-coreano contou com a participação de, aproximadamente, 51 mil adultos de seis países, todos tinham mais de 45 anos.
Os cientistas mediram a força de pegada das pessoas com um dinamômetro e compararam os resultados com uma avaliação de saúde mental. Os respondentes deveriam avaliar afirmações como: “Estou incomodado com coisas que geralmente não me preocupam” e “Senti que tudo o que fiz foi um esforço em vão”.
As pessoas que tinham menos forças nas mãos apresentaram até três vezes mais chances de concordar com afirmações negativas, comportamento que já está associado à depressão.
“A avaliação oportuna da força de preensão manual pode ajudar na detecção precoce do risco de depressão entre adultos de meia-idade e idosos”, sugerem os autores do trabalho.
Os pesquisadores não definiram um motivo específico para a relação entre a depressão e a fraqueza das mãos. Eles sugerem que a pegada fraca pode estar associada à carência de atividades físicas, que também costuma estar relacionada à deterioração do bem-estar mental.
Os autores lembram que, embora o método possa contribuir para o diagnóstico, não substitui uma avaliação psicológica adequada.