A Prefeitura de Caridade do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o Unicef, tem desenvolvido ações para combater a evasão escolar de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.
Através do programa Busca Ativa Escolar, o município elaborou um mapeamento sobre a situação, identificando quantas e quais são as crianças e adolescentes não matriculados e rematriculados para o ano letivo de 2023, e iniciou a campanha “Fora da Escola Não Pode!”.
Aldo César, secretário de Educação, explicou que o trabalho consiste na visita dos profissionais da educação à casa do estudante, abrindo um diálogo com os familiares para identificar as dificuldades e a causa do abandono escolar.
Segundo ele, com essas informações, a Educação faz um diagnóstico e busca conscientizar e orientar a família sobre a importância e o direito da criança de frequentar a escola.
“Nossos diretores, coordenadores e agentes escolares estão visitando as famílias e conversando para que essas entendam sobre a obrigação de garantir o direito ao estudo. Esse é um trabalho de suma importância, cujo objetivo é diminuir ou até mesmo eliminar a evasão e a desistência dos estudos.”, disse.
Outro momento preparatório para o início do ano letivo de 2023 nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino é a Jornada Pedagógica, evento de acolhimento aos professores, organização de encontros formativos e, principalmente, de planejamento coletivo.
A Jornada acontecerá nos dias 09 e 10 de fevereiro, na Escola Municipal Antônio dos Santos, com o tema “Avaliação Significativa: Construindo Caminhos em parceria com a aprendizagem.”