Sexta, 27 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

31°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades
03/07/2018 21h53 Atualizada há 4 anos
Por: Thainah Cortez

Índices de suicídios em todo o Piauí são alarmantes; Oeiras chama a atenção por concentrar boa parte

Como mostram as estatísticas, Oeiras está no ranking nacional dos índices de suicídios no Brasil, onde o Piauí apresenta uma taxa de 57% maior que a média nacional. O nosso estado é o 12º estado brasileiro na classificação, indo contra a corrente, na qual, entre as regiões brasileiras, o nordeste apresenta o menor índice.  O suicídio é a 4ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Pouco se faz, pouco se fala. O imaginário popular ainda atrapalha todo esse processo necessário e urgente para a prevenção desse fenômeno. Segundo renomados psicólogos piauienses, uma das causas seria a pressão social pelo fato de o nosso estado ainda ser considerado provinciano e patriarcal. O fato é que a OMS já considera esses índices alarmantes como caso de saúde pública.

Índices de suicídios em todo o Piauí são alarmantes; Oeiras chama a atenção por concentrar boa parte

Enquanto correspondente, tomei a liberdade de produzir esta matéria e abaixo deixar uma mensagem de apoio à você que passa por algo parecido ou conhece alguém que esteja enfrentando esse tipo de desafio. Mas antes, lembre-se que é necessário buscar ajuda profissional o mais rápido possível para que se possa prevenir, tratar e evitar que tal fato aconteça.

" Respeite a dor alheia, fique em silêncio se não tiver nada que possa ajudar a resolver o problema.

E você, querido(a) amigo(a) que sente essa dor, saiba que há um Deus que jamais irá lhe abandonar, não perca a sua fé, converse com Ele se achar melhor que se abrir para outras pessoas. A resposta para o seu problema virá! E a sua vitória também vai chegar! Se você não acredita em Deus, acredite que há uma força superior que rege todo o Universo, que te pôs aqui, nessa existência para evoluir moral e espiritualmente, mas sobretudo, para ser FELIZ!

ACREDITE EM DEUS E NA SUA CAPACIDADE DE SER FELIZ! Não acredita nisso? Não importa. Acredite em você, que é sim capaz de feitos maravilhosos e que, como toda fase, seja ela feliz ou não, passa. Absolutamente TUDO nessa vida passa, dores e alegrias; tudo são momentos, fases que passam por mais longas que possam parecer. Mas acima de qualquer coisa, você está aqui para evoluir!

Permita-se conhecer quem você é, se amar e corrigir o que você acha que precisa ser mudado. A vida não tem fim.. e estamos todos aqui de passagem pra antes de qualquer coisa, sermos felizes em toda sua plenitude apesar dos problemas, pois eles aparecem em nossas vidas para nos ensinar a superá-los e ao final de cada batalha poder afirmar com orgulho: " eu venci! " Permita-se chorar, sentir essa dor que precisa ser sentida, mas JAMAIS deixar que essa dor ou qualquer outro sentimento negativo tome de conta da sua existência.

MOSTRE QUEM É QUE MANDA! "

Thainah Leal Cortez

créditos na imagem

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp