Segunda, 15 de Julho de 2024
Portal R10
Segunda, 15 de Julho de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Sexo e Prazer
R10 Sexo e Prazer
Tudo sobre o universo sexual.
Entretenimento Sexo e prazer
14/02/2023 16h52
Por: Redação

Coceira vaginal depois de fazer sexo? Veja 6 possíveis causas

Sexo é uma delícia, mas algumas situações do pós-sexo podem ser bem incômodas e estragar todo o clima, como a coceira vaginal. Esse contratempo, apesar de chato, é mais comum do que se imagina e pode acontecer por diversas razões.

As regiões da vulva e da vagina são muito sensíveis e é importante estar atento ao que pode estar causando essa irritação. Ao site americano Insider, alguns especialistas listaram os principais motivos de uma possível coceira.

Foto: iStock
Foto: iStock

Confira:

Secura vaginal

De acordo com Celeste A. Green , obstetra e ginecologista do Baylor College of Medicine, a secura vaginal é uma causa frequente de coceira pós-sexo. Uma vez que, normalmente, a vagina produz lubrificação natural antes do sexo, quando isso não acontece pode haver irritação.

“Algumas pessoas podem não produzir lubrificação natural suficiente ou a menopausa pode afetar sua capacidade de permanecer lubrificada. A secura vaginal torna o sexo desconfortável e também pode causar desconforto e irritação após o coito”, explica.

Alergia ao látex

“Coceira, vermelhidão ou erupção cutânea na região vaginal podem ocorrer devido a uma alergia ao látex”, diz Maria Sophocles , ginecologista e obstetra e diretora médica do Women’s Healthcare of Princeton.

Certifique-se de usar preservativos sem látex toda vez que fizer sexo. Suas outras opções são:

  • Preservativos de poliuretano;
  • Preservativos de poliisopreno;
  • Preservativos de pele de cordeiro.

Dermatite vulvar

Dermatite vulvar é o nome que se dá a quando a pele da vulva fica inflamada e irritada devido à exposição a algo externo. Segundo Greend, alguns produtos, como lubrificantes tingidos com perfume ou sabores, podem causar coceiras e irritações.

Além deles, anote outros itens que podem causar essa reação:

  • Sabonetes ou banhos de espuma;
  • Espermicida;
  • Roupa íntima feita de tecidos sintéticos;
  • Produtos de higiene feminina como tampões, pensos higiénicos ou pensos higiénicos;
  • Papel higiênico.

Infecção fúngica

Infecções fúngicas devido ao crescimento excessivo do fungo Candida podem causar coceira, irritação e até mesmo uma sensação de queimação durante ou após o sexo, diz Sophocles.

Vaginose bacteriana

Green afirma que algumas pessoas experimentam BV após a relação sexual porque a acidez típica da vagina, ou pH, pode ser eliminada após o sexo, resultando em um ambiente onde a bactéria Gardnerella pode crescer demais, levando à BV.

“As pacientes notam um aumento no corrimento vaginal acinzentado e com cheiro de peixe , e muitas também relatam coceira”, diz Green.

Infecções sexualmente transmissíveis

Muitas vezes, as DSTs não causam nenhum sintoma. No entanto, em pessoas que apresentam sintomas, a coceira pode ser um deles – e fazer sexo durante uma IST pode piorar sintomas como inflamação e coceira, diz Sophocles.

Alguns exemplos de DSTs que podem causar coceira junto com outros sintomas incluem:

  • Clamídia;
  • Tricomoníase;
  • Vírus do herpes genital/herpes simples (HSV);
  • Verrugas genitais do papilomavírus humano (HPV).
Fonte: Pouca Vergonha
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp