Quinta, 24 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Educa Mais Full Banner
Teresina - Teresina

Postada em 05/07/2018 ás 10h02 - atualizada em 05/07/2018 ás 12h08

Publicada por: Vitória Vivian

Empresária registra nome de loja com expressão popular e causa polêmica
A expressão "mermã" passa a ter uso exclusivo da marca em todo território nacional.
Empresária registra nome de loja com expressão popular e causa polêmica

Foto: reprodução/instagram

A empresária Mikaella Brito, provocou um alvoroço nas redes sociais após registrar o nome de sua empresa com a famosa expressão piauiense “Mermã”, como sendo um nome exclusivo de sua loja de bijuterias. Ela informou por meio de nota divulgada no perfil da loja no Instram, que o nome foi concedido INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industria).

A proprietária da Mermã, que lindo!, localizada em Teresinaa partir de agora passa a  ter uso exclusivo da marca em todo território nacional. Qualquer outra empresa atuante no ramo de bijuterias que fizer uso da expressão em sua logística poderá cumprir medida judicial com pena de detenção e/ou pagamento de multa. 

Isso foi o suficiente para que uma série de criticas negativas a empresária invadisse as redes sociais da loja . Devido a polêmica, a administradora desativou todos os canais de interação no Instagram da loja.  Após a repercussão, internautas começaram a fazer bricadeiras nas redes sociais. "Vou colocar o nome da minha 1ª filha de “Mermã”, será se vou ser processada?, disse uma usuária.  "Gente eu não posso mais falar mermã?", questionou outra. Alguns até citaram nomes que podem ser utilizados para substituir a expressão como: mirmã, merimã, mermãzinha.

 

 

 

 

 

 

 

Em nota, a empresa explica que com o surgimento da loja, a expressão 'mermã'  teve seu aspecto cultural elevado e valorizado, o que motivaram mais críticas.

Confira nota da empresa na integra

Em respeito aos nossos clientes, consumidores, parceiros e amigos, a "Mermã , que Lindo!"vem a público informar o que segue: O desejo de registrar a expressão "Mermã " surgiu logo no princípio, uma vez que houve uma massificação de lojas online no ramo de bijuterias utilizando essa expressão.

Nesse contexto, buscou-se assessoria de escritório especializado em proteção de Marcas e Patentes- Companhia das Marcas- para iniciar o processo de registro da marca.O processo durou pouco mais de 2 (dois) anos, com deferimento definitivo em meados de junho de 2018.

Foi com grande alegria que dividimos essa vitória com nossas amadas clientes e seguidoras em nossa rede social. Ao passo que a informação também teve por escopo o alerta às empresas online que utilizam essa expressão. Inclusive , notificamos extrajudicialmente uma empresa que estava em vias de ser inaugurada com a expressão " Mermã ".

A divulgação da notícia foi comemorado por muitas das nossas clientes e seguidoras !Porém, tiveram outros internautas que, acredita-se, por erro de interpretação, discordaram do registro da Marca.

Ao que tudo indica, acreditavam que não poderiam mais utilizar essa expressão de maneira alguma. Ocorre que essa proteção é algo meramente empresarial. Em nada prejudicará o uso cultural dessa expressão.

Em verdade, o nome MERMÃ, com o surgimento da loja, teve seu aspecto cultural elevado e valorizado! Os nordestinos , mais especificamente Piauienses e Maranhenses, passaram a utiliza- lá com verdadeira propriedade e de maneira orgulhosa. Enfim , foi dado relevo a essa expressão que é tão NOSSA e continuará sendo !

Atenciosamente, Diretoria Jurídica.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Vídeo: Carrascos do 'Bonde dos 40 são presos' desembarcando em Timon

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Assentamento Buritizinho produz grande quantidade de Caju

Esperantina-PI Por Francisco Menezes

Prefeita Vilma Amorim vai torrar meio milhão com empresa investigada pela PF

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Demerval Lobão | Cursos presenciais e a distância é na Meta Treinamentos

Cabeceiras do Piauí Por Francisco Rocha

Assaltantes fazem arrastão na localidade Vaca Brava I em Cabeceiras

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium