Sexta, 14 de Junho de 2024
Portal R10
Sexta, 14 de Junho de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Piauí Cotas
28/02/2023 14h31 Atualizada há 1 ano
Por: Bruna Dias

Estudante autista passa em 1º lugar para Ciência da Computação na UFPI

Emmanuel David de Almeida Santos conquistou o 1º lugar de cotas no curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Teresina. A aprovação foi celebrada pelo estudante após a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, nesta terça-feira (28).

Emmanuel David, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia, fez o curso técnico de informática concomitante no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, localizado no Bairro Novo Horizonte, em Teresina.

Foto: Divulgação/Governo do estado
Foto: Divulgação/Governo do estado

A curiosidade pelo mundo da computação foi incentivada durante todo o seu ensino Médio durante a sua formação técnica.

“As aulas no CEEP José Pacífico foram importantes para minha escolha pela informática. Todos na escola sempre me incentivaram, como a diretora Dorinha e a professora de informática, Evelyn, que me deu suporte para aprender os assuntos da área. Fui me apaixonando, pois era o curso que eu queria na UFPI. Os profissionais da minha escola não desistem dos alunos, dando todo o suporte com aula extras, apoio psicológico e os professores são muito atenciosos”, esclareceu Emmanuel.

Medalhista de ouro no campeonato de xadrez do Ceep José Pacifico, o estudante conquistou o primeiro lugar em Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). Ele conta que a aprovação é resultado do apoio da mãe, Rosana Campos, dos amigos e dos professores.

O estudante participou das revisões preparatórias Pré-Enem Seduc: Na Estrada, revisões, palestras e simulados promovidas no auditório da escola. “Me esforcei bastante e fui atrás de buscar notas altas, com o apoio da minha mãe e dos amigos para estudar redação e outras matérias. Os professores utilizaram o Pré-Enem Seduc, aulas do Canal Educação e a escola fez diversas atividades”, revela Emmanuel.

Fonte: Governo do estado
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp