A Associação Piauiense de Prefeitos do Piauí (APPM) lançou na manhã desta quarta-feira (15), a primeira Supercopa de Futebol Amador para municípios que acontecerá ainda neste ano. O torneio que chega com a promessa de movimentar e fortalecer o esporte em todo o Estado do Piauí foi proposto pelo presidente da instituição, Toninho da Caridade (PSD) e será pioneiro no estado.
O lançamento aconteceu no auditório da APPM e contou com a presença de prefeitos, secretários de esportes, além de autoridades a nível de estado.
Para Toninho da Caridade, o campeonato fortalecerá o municipalismo, pois integrará todos territórios. O gestor também destaca que é uma forma de valorização ao esporte amador, principalmente para as cidades do interior.
“A APPM tem esse papel fundamental de unir os municípios, o torneio traz como benefício não só o esporte como também a oxigenação da economia local, além de tirar o jovem da ociosidade, trazer o jovem do amador a profissional.”, disse.
O prefeito disse esperar que o torneio possa revelar novos talentos para o esporte. “A prioridade é desenvolver talentos, dá a oportunidade. Então, no regulamento só poderá participar os jogadores dos seus próprios municípios, não poderá haver chamamento de jogadores de outros estados ou jogadores de um município jogando em outro. Cada cidade terá a ‘prata da casa’ que é realmente o atleta que estuda na cidade, que está no CadÚnico, que votou no município, serão esses critérios: revelar talentos e dá a oportunidade a quem não pôde mostrar o seu talento.”, disse Toninho.
Após o evento de apresentação, Toninho explica que o próximo passo será a realização de visitas em cada território, com o intuito de formatar as competições regionais.
O evento esportivo vai abranger os 12 territórios do Piauí e acontecerá em três fases. A primeira será de forma regional entre territórios. Na segunda fase será território contra território e cidade contra cidade, e a terceira e última fase será com a disputa entre campeões, por sorteio.
Entenda:
A Supercopa APPM tem previsão para ser iniciada no início do mês de maio e a conclusão será no final de agosto de 2023. Os jogos de finais e semifinais serão realizados em Teresina no estádio Albertão.
Os territórios que devem integrar a copa, são: Planície Litorânea (11 municípios); Cocais (22); Carnaubais (16); Entre Rios (31); Vale do Sambito (15); Vale do Rio Guaribas (23); Vale do Canindé (17); Serra da Capivara (18); Vale dos Rios Piauí Itaueira (19); Tabuleiro do Alto Parnaíba (12); Chapada das Mangabeiras (24); Chapada Vale do Itaim (16).
O presidente da APPM explicou que ainda não foi definido o prêmio. “Com apoio do Governo do Estado, parlamentares e da iniciativa privada, que a gente vai abrir também para participar, os patrocinadores, para que a gente possa não focar na premiação, mas nos destaques que podem sair daqui desse evento."
"Serão premiados tanto o campeão da Supercopa quanto as seleções por região baseado no número de competidores”, explica.
Toninho, que também é gestor municipal de Caridade do Piauí comentou sobre a expectativa de vencer o campeonato.
“Caridade do Piauí é o atual campeão da Copa AMVI e a perspectiva é incentivar os jovens para que possam continuar se dedicando e a gente espera avançar e é isso que a gente vai lutar dando todo o apoio.”
O Diretor do DEAMP (Departamento de Esporte e Arbitragem do Médio Parnaíba) e coordenador de Esportes da APPM, Manelão, falou sobre a importância do evento esportivo a nível estadual.
“O projeto é arrojado, muito grande que a gente começa dentro dos municípios, lá no interior e vai terminar em Teresina. É um projeto muito bom, vai movimentar todo o Piauí, pois o estado precisava de uma competição deste nível, essa é a hora dos gestores investirem nos adolescentes para chegarem em uma competição a nível estadual.”