Segunda, 15 de Julho de 2024
Portal R10
Segunda, 15 de Julho de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Sexo e Prazer
R10 Sexo e Prazer
Tudo sobre o universo sexual.
Entretenimento Entretenimento
17/03/2023 11h41 Atualizada há 1 ano
Por: Redação

Cachorro pode comer verdura? É hora de saber!

Uma cena muito comum em redes como o Instagram e o TikTok é a de cãezinhos se deliciando com frutas. Esses vídeos podem encher de alegria, mas será que cachorro pode comer verdura mesmo?

Mesmo que essas cenas sirvam para acabar com certo mito de que os cães gostam apenas de suculentos pedaços de carne, é preciso entender se os alimentos de origem vegetal são benéficos ou não para eles. A seguir, entenda se oferecer legumes e verduras para cachorro é uma boa ideia!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Entenda melhor o hábito alimentar carnívoro

No dia a dia, a palavra “carnívoro” é usada no sentido lato para se referirmos aos animais que se alimentam exclusiva ou predominantemente de carne. Já em relação à terminologia taxonômica, ela tem outro sentido.

Ela se refere aos animais que pertencem à ordem Carnívora, composta por cerca de 280 espécies de mamíferos placentários com uma morfologia adaptada para a ingestão de carne.

Entre outras características, eles apresentam uma dentição especial com caninos afiados. Esses dentes são capazes de perfurar e rasgar a carne das presas. As mandíbulas alongadas ainda servem para facilitar a apreensão.

Quanto ao hábito alimentar, esses animais podem ser carnívoros estritos, carnívoros flexíveis, carnívoros ocasionais, onívoros e até herbívoros. É o caso do urso panda, que se alimenta apenas de bambu. Assim, ao falar que os cães são carnívoros, é preciso distinguir a ordem ou o hábito alimentar.

Classificação dos cães

Se você já olhou bem para os caninos afiados de seu amigo de quatro patas, deve suspeitar que ele pertence à ordem dos carnívoros, da qual os felinos, os ursos, entre outros também fazem parte. No que diz respeito ao hábito alimentar, porém, apesar de a anatomia carnívora, os cães possuem uma fisiologia que tende ao onivorismo.

Logo, além da carne, eles podem e precisam comer alimentos de origem vegetal para uma nutrição completa. Por isso, cachorro pode comer verdura, mas é preciso entender como oferecer a dieta de maneira correta.

Benefícios das verduras para o cão

Nas dietas caseiras elaboradas por especialistas, tanto os legumes quanto as verduras para cachorro são usados juntamente da carne. Assim, contribuem com o aporte de nutrientes, como carboidratos, vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo.

Já para cães que seguem uma dieta à base de ração, as verduras que cachorro pode comer são boas alternativas de petisco. Em geral, menos calóricas e gordurosas que petiscos industrializados, elas ainda podem ajudar com o aumento da ingestão hídrica e de fibras, auxiliando no funcionamento do intestino.

Ainda que sejam naturais, frutas e legumes também podem favorecer o excesso de peso se forem consumidos em grande quantidade. Assim como outros petiscos, a recomendação é que a quantidade ingerida seja igual ou inferior a 10% do total diário de calorias recomendadas.

Esse valor varia de acordo com peso, escore corporal, idade e estilo de vida do pet. Por isso, cachorro pode comer verdura, mas com moderação. Devido ao alto teor de fibras, em quantidade exagerada, esse alimento pode levar a problemas digestivos, como gases, quadros de diarreia ou obstrução intestinal.

Confira 5 opções de verduras que cachorro pode comer

Assim como acontece com as frutas, entre as quais, algumas são tóxicas para o cachorro, não são todas as verduras que podem ser oferecidas ao pet sem problemas. Algumas delas são alimentos que fazem mal para cachorro, por isso, é preciso ficar atento.

Um exemplo é a cebolinha, parente do alho e da cebola, que contém substâncias que podem fazer mal ao organismo do cachorro, provocando intoxicações. Todo cuidado é pouco!

Por isso, é fundamental saber quais verduras cachorro pode comer para incrementar o cardápio do amigo. Veja algumas opções ótimas:

espinafre: rico nas vitaminas A, E e complexo B, é bom para a visão e tem propriedades antioxidantes. Deve ser oferecido em quantidade moderada por possuir oxalato cálcio, substância que favorece o surgimento de cálculos renais;

couve: é rica em minerais importantes, como o ferro e o cálcio, fundamentais para a saúde dos ossos e dos dentes. Em excesso, pode provocar gases e desconfortos abdominais. Por isso, é bom não exagerar;

agrião: dono de um sabor marcante, pode auxiliar no aporte de vitaminas e minerais, como o ferro. Também é rico nas vitaminas A e K;

manjericão: ótima opção para temperar alimentos da dieta caseira, também é rico nas vitaminas A e K, além de possuir propriedades anti-inflamatórias;

salsão: costuma atrair os cachorros, principalmente, pela crocância. De quebra, é rico nas vitaminas A e do complexo B e tem ação antioxidante.

Cuidados ao servir verduras para cachorro

É fundamental que frutas, verduras e legumes servidos ao cachorro sejam higienizados previamente para evitar contaminações por microrganismos causadores de doenças. Além disso, certifique-se de que os alimentos estejam em condições adequadas de consumo.

Procure cortar folhas ou talos muito alongados em pedaços proporcionais à mandíbula do pet para evitar engasgos e obstruções. Ao oferecer um alimento novo pela primeira vez, comece sempre com pequena quantidade e observe bem qual é a reação dele antes de repetir a dose.

Por mais saudável que uma verdura aparente ser, tenha em mente que, se você já oferece uma dieta baseada em ração de qualidade ou caseira elaborada por especialista, ela já garante todos os nutrientes que o organismo do pet precisa.

Logo, se o seu amigo não se interessar por determinada verdura, não insista. Com certeza, você achará outras opções que servirão melhor como petisco. Há várias opções disponíveis em lojas especializadas, como a Petz!

Fonte: Blog Petz
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp