Quinta, 22 de agosto de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Geral - Fiscalização

Postada em 10/07/2018 ás 15h54 - atualizada em 10/07/2018 ás 15h55

Publicada por: Redação

Conselhos vão fiscalizar qualidade do Ensino Superior no Piauí
Os conselhos profissionais deliberaram agenda para fiscalização durante reunião.
Conselhos vão fiscalizar qualidade do Ensino Superior no Piauí

Foto: Ascom/OAB

Na manhã desta segunda-feira (9), ocorreu o Fórum dos Conselhos Regionais e Profissões Regulamentadas do Piauí, conduzido pelo presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-21), Eduardo Moita. O encontro teve como objetivo aproximar os conselhos para a realização de uma agenda comum de fiscalização às Instituições de Ensino Superior do Piauí, bem como para tratar de temas como Piso Salarial e Eleições Gerais em 2018.

Na oportunidade, o presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-PI, Samuel Nascimento, apresentou aos demais representantes dos Conselhos Profissionais meios e estratégias para supervisão do Ensino Superior. A supervisão será um trabalho em conjunto entre os Conselhos Profissionais que participaram do Fórum.

A apresentação foi baseada no Art. 66 do Decreto nº 9.235, de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Segundo o qual, estudantes, professores e pessoal técnico-administrativo, por meio de seus órgãos representativos, entidades educacionais ou organizações da sociedade civil, além dos órgãos de defesa dos direitos do cidadão, poderão representar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, quando verificarem deficiências ou irregularidades no funcionamento de instituição ou curso de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu.

Para o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, o encontro foi relevante, principalmente no ponto da fiscalização da qualidade do Ensino Superior no Estado. “É um desafio unânime entre os Conselhos a preocupação com a oferta excessiva de cursos superiores sem preocupação com a qualidade, resultando na má formação dos profissionais. O nosso papel deve ser de assumir o protagonismo na fiscalização, exigindo que as instituições cumpram com as diretrizes educacionais regulamentadas”, pontuou Chico Lucas.

Os representantes dos Conselhos demonstraram preocupação com a educação, principalmente por meio do Ensino à Distância (EAD). Sobre isso, foi instituído uma comissão coordenada pelo presidente do CRP-21, Eduardo Moita, para despachar com a bancada do Piauí no congresso Nacional para apoiar o projeto de Lei que proíbe o EAD, muitos realizados sem aprovação do Ministério de Educação e Cultura (MEC), inclusive nas áreas de saúde.

De acordo com Eduardo Moita, é essencial o fortalecimento das pautas dos Conselhos Profissionais a fim de garantir a representatividade dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação. “Tratam-se de Conselhos Profissionais grandes, em número de participantes, mas não só nisso, grandes na sua importância social. É preciso desmitificar que a nossa finalidade primeira, enquanto conselhos representativos, é de penalizar ou punir. Nosso primeiro papel é de orientar, em seguida, fiscalizar e só em último caso, punir”, elucidou o presidente do CRP-21 reforçando a participação dos demais conselhos.

Além disso, os Conselhos Profissionais decidiram que irão convocar os pré-candidatos aos cargos de governador e senadores do Estado do Piauí nas eleições deste ano para reuniões em separado. O objetivo será de levar pautas comuns aos conselhos e debater propostas a serem efetivadas caso sejam eleitos aos cargos mencionados.

Participaram da reunião os Conselhos de Contabilidade (CRC-PI); Psicologia (CRP-21); Administração (CRA-PI); Medicina (CRM-PI); Enfermagem (COREN-PI); Nutrição (CRN-6); Engenharia e Agronomia (CREA-PI); Farmácia (CRF-PI); Biblioteconomia (CRB-3); Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-14); Corretores de Imóveis (CRECI-PI); Medicina Veterinária (CRMV-PI) e OAB-PI.

Foto: Ascom/OAB

Fonte: Ascom OAB

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Amarante-PI Por Diogo Costa

Escola Antônio Gramoza de Amarante realiza encontro pedagógico

Colônia do Gurgueia Por Geney Ribeiro

Prefeitura de Colônia do Gurgueia trabalha intensamente melhorando estradas

Redenção do Gurgueia Por Ampario Gil

Jovem acadêmico do curso de História é um dos 13 (treze) concorrentes

Miguel Leão Por Edverton de Oliveira Monte

Maquinas chegam a Miguel Leão para obra de pavimentação

Oeiras Por Thainah Cortez

Biblioteca de Oeiras recebe acervo de livros de escritores piauienses

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium