A empresa aérea Voe Pass anunciou o fim das operações para as cidades de Teresina e Parnaíba, no estado do Piauí. Segundo informações da companhia, o último voo para Parnaíba está previsto para ocorrer no dia 08 de maio.
A Voepass alega que devido à adequação da malha aérea no Brasil, não há previsão de retorno das atividades.
A decisão da companhia deve afetar o acesso aéreo para o litoral piauiense, já que a cidade de Parnaíba ficará limitada aos voos da empresa Azul.
Essa mudança na oferta de voos pode impactar o turismo na região e a economia local, uma vez que pode afastar os turistas que dependem do transporte aéreo para chegar a Parnaíba e ao litoral piauiense.
Falta de incentivo ao turismo no litoral piauiense
A Voepass Linhas Aéreas começou no dia 12 de dezembro de 2021, suas operações nos destinos turísticos que compõem a Rota das Emoções, sendo eles Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará. Os voos eram realizados a partir dos municípios de Fortaleza/CE e Teresina/PI – que integram a lista de novas cidades operadas pela companhia, e chegou a ter voos diários.
Na época, o início de novos voos chegou a ser comemorado pelo então secretário de turismo, Flávio Nogueira Júnior, entretanto, com uma atuação pífia à frente da pasta, uma das principais ações da Setur era construir calçamento em municípios que se quer estavam compondo o mapa do turismo piauiense, e deixando de realizar ações fundamentais de infraestrutura para atrair turistas para o estado.
O litoral do Piauí sofre há anos com a falta de infraestrutura e incentivos para aquecer o turismo local. O Portal R10 chegou a fazer um levantamento exclusivo sobre a atuação do deputado estadual, Flávio Nogueira Júnior (PT), que manteve sua atuação longe do protagonismo necessário para ajudar o setor durante a pandemia dacovid-19.
Em uma breve análise feita pelo PortalR10, no mural de licitações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, constatamos que, de março de 2020 até junho de 2021, dos mais de 40 processos licitatórios realizados pela pasta, 100% foram para pavimentação de vias, em cidades do Piauí.
Investimento em infraestrutura é tão importante, quanto incentivo para quem investe no turismo piauiense, e planejamento para atrair e colocar o estado na rota do turismo nacional e internacional.