Sexta, 14 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Tecnologia - Piauí

Postada em 12/07/2018 ás 08h25 - atualizada em 12/07/2018 ás 08h47

Publicada por: Bruna Sampaio

Aplicativo Salve Maria ganha maior prêmio de tecnologia do Brasil
Aplicativo se destacou entre mais de 130 propostas tecnológicas no Prêmio e-GOV 2018.
Aplicativo Salve Maria ganha maior prêmio de tecnologia do Brasil

Foto: Gustavo Miranda/R10

O aplicativo móvel Salve Maria é um dos sete premiados com o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – e-Gov 2018, tornando o Piauí vencedor da disputa por dois anos consecutivos, desta vez com uma solução tecnológica focada na Segurança Pública, tendo em vista que em 2017, o estado foi o grande campeão com o sistema MobiEduca, tecnologia implantada na rede de Educação do Estado para combater a evasão escolar. 

Considerada a maior premiação da área de tecnologia do Brasil no setor público, o Piauí sagrou-se vencedor no Prêmio e-Gov deste ano na categoria e-Serviços, e ainda disputa o prêmio principal, que garante um valor de dez mil reais à proposta que obtiver maior pontuação. O resultado oficial será anunciado durante a abertura do 46º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP, que será realizado de 8 a 10 de agosto em Florianópolis, Estado de Santa Catarina.

O Salve Maria é uma ferramenta gratuita e de fácil manuseio, é um dispositivo que tanto a vítima como qualquer cidadão que tiver conhecimento de algum caso de agressão à mulher deve usar. Esta ferramenta pode até mesmo evitar feminicídios, crime letal geralmente praticado por parceiros e ex-parceiros das vítimas. O app está disponível para download na Play Store e conta com duas opções de denúncia, sendo uma o botão do pânico, que deve ser utilizado pela vítima da agressão.

Ao acionar este botão, o aplicativo emite um alerta à Central de Polícia com a localização da denunciante, possibilitando que a viatura policial mais próxima do local possa atender o caso. O segundo botão pode ser usado por qualquer pessoa, sendo possível preencher um formulário simples com dados do agressor, da vítima, endereço e ainda anexar arquivos de áudio, vídeo e imagem. O processo de denúncia é sigiloso nas duas opções.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), o Salve Maria disputou a premiação com mais de 130 propostas dos demais estados do Brasil. Dos critérios analisados para que a ferramenta figurasse entre os premiados estão o ineditismo, democratização do acesso, qualidade técnica, segurança e privacidade, outros.

Para o diretor geral da ATI, Avelyno Medeiros, a nova premiação é um reconhecimento da capacidade do estado do Piauí em inovar. “Demonstra nossa capacidade de inovar oferecendo serviços públicos eficazes que contribuem para a segurança pública do estado, nesse caso especialmente, no combate a um dos crimes mais covardes, que é a violência contra as mulheres. Ao mesmo tempo demonstra mais uma vez que o setor de Tecnologia da Informação do Piauí se equipara ao de qualquer estado da federação e, nesse projeto específico, isso está comprovado através da equipe técnica da ATI, que desenvolveu a solução em apenas 90 dias por meio de parceria com a equipe da Delegada Eugênia Villa, da Secretaria de Segurança”, declarou.

Prêmio e-Gov

Entregue anualmente desde 2002, o Prêmio e-Gov foi criado pela ABEP em parceria com o Ministéiro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tendo como finalidade reconhecer e incentivar o desenvolvimento de soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais.

Fonte: Ascom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Prefeitura confirma primeiro óbito por Covid-19 em São João do Arraial

Colônia do Gurgueia Por Francelia

INTERPI entrega títulos de terra em Colônia Gurgueia

Santa Rosa Por R10 municípios

Prefeitura de Santa Rosa recebem kits de irrigação para agricultores

Angical Por R10 municípios

Prefeitura realiza pavimentação asfáltica em diversas ruas em Angical

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Assinada a ordem de serviço da reforma da Barragem/Beneditinos

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium