Diante do atual quadro de sucateamento da Agespisa, o município de Bom Jesus vem, ao longo dos últimos anos, se movimentando a fim de trazer para si os serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto no município- este último, atualmente inexistente.
E na terça-feira, a prefeitura municipal deu mais um importante passo com realização de audiência pública na Câmara Municipal para apresentação e modelagem para universalização dos serviços públicos de capitação, abastecimento e destinação final de esgotos sanitários nas áreas urbanas do município. Estiveram presentes representantes do Executivo, Legislativo e de outros órgãos. Em breve, tais serviços deverão deixar de ser prestados pela Agespisa e passarão a ser responsabilidade da Prefeitura Municipal, que administrará a distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto através de uma PPP (Parceria Público-Privada).
Segundo confirmou o secretário de Governo, Joabes Campos, a Prefeitura abrirá uma licitação para que empresas interessadas possam se candidatar para assumirem os serviços. O Plano Municipal de Água e Esgoto de Bom Jesus prevê que a nova concessão Terá investimentos de cerca de 19 milhões de reais ao longo de 30 anos.
A empresa que vier a assumir os serviços será que cumprir uma série de metas, podendo até perder a concessão caso não as cumpra. Caberá à Prefeitura Municipal fazer a fiscalização dos serviços ofertados à população e punir a referida empresa em caso de descumprimento do que for determinado. O Eng. Civil Márcio Saporiti, autor dos estudos de concessão, fez uma explanação durante a audiência detalhando como o trabalho está sendo executado atualmente e o que muda com a nova concessão.
O mesmo citou que as metas estabelecidas pelo Novo Marco do Saneamento Básico deverão ser cumpridas nos prazos determinados. 99% da população deverá ter água potável e que qualidade em casa até dezembro de 2033, e pelo menos 90% om coleta e tratamento de esgoto.
A Agespisa vive um verdadeiro caos, tanto administrativo como financeiro, e mostra-se incapaz de seguir administrando os serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. Vários municípios piauienses já estão se movimentando para assumirem as concessões, sendo Bom Jesus um dos mais avançados nesse quesito.