A Semana do Meio Ambiente 2023 traz o lançamento do projeto “Reciclando Hábitos em Timon”, a programação foi divulgada pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Na próxima segunda- feira, 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, será a abertura do movimento que serve para impulsionar a preservação dos recursos naturais do planeta.
A Semana do Meio Ambiente é o momento de intensificar atividades e debates ecológicos. As secretarias municipais de Meio Ambiente, Limpeza, Educação e Desenvolvimento Econômico se organizaram para oferecer uma agenda interativa nos dias 5, 6 e 7 de junho. Quase 30 escolas do município se comprometeram a fazer parte das ações.
Na edição deste ano, serão lançados dois projetos ecológicos em escolas e bairros da cidade. A primeira ideia é elaborar e executar planos de gerenciamento interno de resíduos, ensinando a separação e descarte correto do lixo. O projeto será realizado pela SLU, SEMMA e SEMED.
O segundo projeto é destinado a catadores de recicláveis. O objetivo é educar pessoas mais vulneráveis, dando a elas a oportunidade de processar, selecionar melhor os materiais e como negociá-los. SEMDEST, SLU e SEMMA organizam este projeto.
Programação completa da Semana do Meio Ambiente 2023
5/6 – Abertura Lançamento do Projeto “Reciclando Hábitos em Timon” (parceria SEMMA, SLU e SEMED) – Local: EMEF Nazaré Rodrigues – 9h às 10:30h.
Solenidade com a prefeita Dinair Veloso (SEMMA, SLU, SEMED, Águas de Timon, Equatorial)
Atração artística – Teatro de bonecos / Chagas Vale
5/6 à 7/6 – Gincana nas escolas “semana de recolhimento de resíduos nas escolas”
Durante a semana será realizado nas escolas gincanas e campanhas de recolhimento de plástico e garrafas PET, a escola que se destacar vai ser premiada com a escolha de 3 alunos que serão contemplados com descontos na tarifa de energia através do Programa E+ Reciclagem da Equatorial.
06/06 – Mesa Redonda – UEMA – 3h
Tema: “O impacto ambiental do óleo descartado de forma incorreta” (UEMA, Águas de Timon e SEMMA)
7/6 – Seminário para as catadoras e catadores de recicláveis de Timon – Formação do núcleo de catadoras e catadores de Timon – 8h
Café da manhã
Mesa de abertura (SLU, SEMMA, SEMDEST, UEMA, Representação dos Catadores, Coopcata3Rs)
Palestra – 9h às 10h
Programa pró-catador (Jairo Galvão – SEMMA – Timon)
Palestra – 10h às 11h
Cooperativismos: Experiência da Coopcata3R (Marcia Alencar – Coopcata3R)
Cadastramento dos catadores junto a SEMDEST – 11h às 11:30h
Fala de encerramento – Laura
Lanche de encerramento.
PUBLICIDADE: