Sexta, 19 de Julho de 2024
Portal R10
Sexta, 19 de Julho de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Turismo
R10 Turismo
Notícias sobre turismo no Piauí, Brasil e Mundo.
Entretenimento Entretenimento
10/07/2023 08h46
Por: Bruna Dias

6 dicas essenciais para quem planeja viajar nas férias de julho

A contagem regressiva para sair de férias está começando após muito tempo de dedicação e planejamento para o momento mais aguardado do ano. Não importa se o destino é um lugar tranquilo para descansar, aproveitar a natureza e apreciar a cultura, ou até mesmo um lugar agitado com muita adrenalina, aventuras e intensidade. O que todos os viajantes do mundo querem é que a viagem aconteça sem imprevistos. A Allianz Travel, marca de seguro viagem da Allianz Partners, que, no Brasil, atua como representante da Allianz Seguros, traz algumas dicas para se organizar melhor e não passar apertos antes mesmo de começar a arrumar as malas. 

Preparar os documentos necessários é uma etapa crucial para garantir uma viagem tranquila e sem imprevistos. Antes de viajar, é importante verificar quais documentos são exigidos no país de destino e se há algum tipo de visto ou vacinação obrigatória.

“Para viagens ao exterior, normalmente os documentos exigidos incluem um passaporte válido, visto ou permissão temporária de entrada (se necessário), cartão de vacinação (se exigido), cartão do convênio médico ou seguro viagem, cartões de crédito e bilhetes aéreos. É importante lembrar que alguns países exigem que o passaporte tenha uma validade mínima, então certifique-se de verificar as exigências do país que você pretende visitar com antecedência”,  explica Gabriel Nascimento, Gerente de Marketing de Produto e Inovação da Allianz Partners Brasil e LatAm

Além disso, é uma boa ideia digitalizar seus documentos e enviá-los por e-mail para você mesmo ou para um amigo ou parente confiável. Dessa forma, você pode acessá-los facilmente em caso de perda ou roubo.

Também é importante levar uma cópia impressa dos documentos com você durante a viagem e mantê-los em um local seguro, como uma bolsa de cintura ou cofre do hotel. Outra dica importante é avisar à instituição financeira do seu cartão de crédito a data de sua viagem (data de ida e de volta), principalmente para viagens internacionais. Dessa forma, se você planeja utilizar o seu cartão no exterior, ele estará pronto para uso sem restrições. Não é aconselhável deixar seus documentos originais no quarto de hotel, a menos que estejam em um cofre seguro.

  • Planeje o seu roteiro de viagem com antecedência

Uma dica importante além de escolher cuidadosamente onde você passará suas férias é criar um roteiro para se manter organizado e aproveitar ao máximo todos os momentos. É sempre recomendável checar o itinerário com guias turísticos ou listar todos os lugares que deseja conhecer.

Embora muitas pessoas achem essa fase da preparação a mais divertida, é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas: faça uma pesquisa sobre os destinos escolhidos em sites de viagens e busque informações pois dessa forma você terá certeza de que o lugar é o que você está procurando. Além disso, é importante verificar o clima e o calendário das atrações que você deseja visitar. Se estiver indo para a praia, por exemplo, verifique quando é a época de chuvas. Se você quiser visitar um museu ou um parque de diversões específico, verifique se ele estará aberto nas datas planejadas ou se existem dias com entrada gratuita. Se estiver indo para os destinos de montanha, uma região fria ou fora do Brasil, visitando estações de esqui, lembre-se de levar roupas quentes e para os destinos internacionais, se atente aos períodos de nevascas.

  • Atenção aos horários

Caso planeje fazer deslocamentos dentro do seu destino ou precise utilizar diferentes meios de transporte, como aviões, trens ou ônibus, anote todos os horários em um papel, compartilhe com parceiros de viagem, conhecidos ou no seu celular (neste caso, lembre-se de manter o aparelho carregado) e também indique o tempo disponível entre cada conexão. Assim, todos estarão com as mesmas informações e conhecimento sobre o deslocamento.

Para evitar atrasos e contratempos causados pelo tráfego nas grandes cidades, saia sempre com antecedência e confira um dia antes quanto tempo em média você leva até o seu destino, seja a locomoção por transporte público ou carro. “Uma estratégia eficaz é se planejar para estar nos terminais de embarque pelo menos meia hora antes do horário necessário. Dessa forma você garante uma chegada pontual, além de conseguir aproveitar os arredores e fazer boas fotos”, complementa Gabriel.

  • Cuidados com o carro 

Se estiver nos planos o aluguel de um veículo em seu destino, mesmo com a garantia oferecida pela locadora em relação a inspeção técnica e o bom estado do automóvel, é preciso incluir outros cuidados fundamentais para poder seguir uma viagem tranquila e livre de imprevistos como, por exemplo:

  • Planejar a rota;
  • Conferir documentação do condutor; 
  • Conferir documentação do veículo;
  • Separar quantia para gastos com combustível;
  • Separar quantia para gastos com pedágio;
  • Algumas cidades fora do Brasil contam com zonas de trânsito restrito, portanto é importante verificar o trajeto para evitar possíveis multas;
  • No Brasil, algumas regiões não contam com um bom sinal de internet, portanto salvar o mapa das rodovias em seu celular pode ajudar muito no deslocamento; 
  • E mesmo com todos os cuidados, ao retirar o veículo na locadora você deve conferir se o macaco, a chave de roda e o triângulo estão no porta-malas, e se todos os itens que garantam uma boa viagem estejam funcionando corretamente.
  • Viagem com crianças ou idosos

Se vai viajar com as crianças ou idosos lembre-se de levar um kit de primeiros socorros com curativos e remédios essenciais para ambas as idades, equipamentos para segurança como cadeirinhas, bebê conforto ou assentos elevados, e por que não incluir no trajeto locais onde possa parar para esticar as pernas, ir ao banheiro ou fazer um lanche leve? Além de garantir um maior conforto para os passageiros, pode também incluir boas paisagens no caminho.

  • É necessário ter um seguro viagem?

“Mesmo em viagens dentro do país, há situações inesperadas, como acidentes e desvio de bagagem, perda de documentos, a ausência de um hospital referenciado no plano de saúde do viajante no destino escolhido, entre outras situações que podem causar muita dor de cabeça durante as férias. Por isso, seja para uma viagem pelo Brasil ou pelo mundo é recomendável contratar um bom seguro viagem com assistência médica e equipe especializada para ajudar você a evitar gastos desnecessários e facilitar a comunicação em países que exigem este seguro. Vale ressaltar que no caso de alguns destinos, como os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório para desembarcar”, comenta Gabriel Nascimento.

Outro ponto essencial para levar em consideração com a retomada do turismo nacional e internacional, é optar por um seguro viagem que tenha cobertura para a COVID-19. O Allianz Travel, possui cobertura para atendimento médico e hospitalar sem custos adicionais caso o cliente seja diagnosticado com o coronavírus durante a viagem.

"O Allianz Travel, por exemplo, oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de uma central de atendimento humanizado e totalmente em português, além de atendimento via WhatsApp. Isso significa que você terá ajuda especializada sempre que precisar, seja para obter informações, encontrar um médico local ou lidar com situações de emergência, independentemente do local onde esteja" explica o Gerente.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp