Sexta, 19 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
Geral - Espetáculo

Postada em 23/07/2018 ás 16h37 - atualizada em 26/07/2018 ás 09h19

Publicada por: Redação

Fonte: Uol

Lua de Sangue acontece na sexta e poderá ser vista no Brasil
O último eclipse lunar ocorreu em 31 de janeiro deste ano.
Lua de Sangue acontece na sexta e poderá ser vista no Brasil

Foto: Reprodução

O mundo conta os dias para testemunhar um dos espetáculos mais fascinantes do ano. Na próxima sexta-feira (27), um fenômeno lunar estará na mira de astrônomos e curiosos: de tom avermelhado, o eclipse conhecido como "lua de sangue" poderá ser visto por uma hora e 43 minutos, o que fez com que ganhasse a explicação de "o mais longo do século".

Esse eclipse é conhecido como "lua de sangue" porque os raios solares se curvam ao passar pela atmosfera terrestre justamente no momento em que a Lua está na sombra da Terra. "A atmosfera funciona como uma lente que desvia as luzes vermelha e laranja do sol, conferindo a cor avermelhada desse eclipse", explica o professor de física Daniel Rutkowski, da Eseg (Escola Superior de Engenharia e Gestão). "Se a Terra não tivesse atmosfera, o eclipse ficaria totalmente escuro."

Esse eclipse vai durar tanto tempo no céu porque vai atravessar a parte mais escura da sombra terrestre, uma região conhecida como Umbra. "Ali é onde não deveria chegar nenhum raio de luz, mas acaba chegando em razão desse desvio da luz provocado pela atmosfera", explica o físico. A Lua vai demorar 3 horas e 55 minutos para cruzar toda a sombra da Terra, mas estará visível somente por uma hora e 43 minutos, "o mais longo eclipse do século 21", de acordo com a "Earth Sky", uma rádio pública do Texas especializada em astronomia.

"O fenômeno do dia 27 será visto com maior nitidez entre a África e o oceano Índico", diz Rutkowski. Mas quem estiver na Europa, na Austrália e na Nova Zelândia também terá uma visão privilegiada. "Não é em todo lugar do mundo que dá para ver. Quando a Lua nascer aqui no Brasil, ela já estará eclipsada, avermelhada", explica o físico. Por aqui, o eclipse será observado entre 17h30 e 18h13, horário de Brasília.

O último eclipse lunar ocorreu em 31 de janeiro deste ano e ficou conhecido como "eclipse da superlua azul de sangue ". O fenômeno durou uma hora e 16 minutos.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Adventure Viagens apresenta excursão para Beberibe – CE

Barra D'alcântara Por Cleiton Brito

Secretaria de Saúde de Barra D'Alcântara Recebe Nova Ambulância

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Estratégia Saúde da Família realiza ação com crianças

Lagoa do Piauí Por Tarcísio Oliveira

Secretaria de Saúde de Lagoa do Piauí realizou semana da criança

Inhuma-PI Por Juerismar Luis

Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado em Inhuma

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium