Domingo, 20 de janeiro de 2019
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Geral - Espetáculo

Postada em 23/07/2018 ás 16h37 - atualizada em 26/07/2018 ás 09h19

Publicada por: Redação

Lua de Sangue acontece na sexta e poderá ser vista no Brasil
O último eclipse lunar ocorreu em 31 de janeiro deste ano.
Lua de Sangue acontece na sexta e poderá ser vista no Brasil

Foto: Reprodução

O mundo conta os dias para testemunhar um dos espetáculos mais fascinantes do ano. Na próxima sexta-feira (27), um fenômeno lunar estará na mira de astrônomos e curiosos: de tom avermelhado, o eclipse conhecido como "lua de sangue" poderá ser visto por uma hora e 43 minutos, o que fez com que ganhasse a explicação de "o mais longo do século".

Esse eclipse é conhecido como "lua de sangue" porque os raios solares se curvam ao passar pela atmosfera terrestre justamente no momento em que a Lua está na sombra da Terra. "A atmosfera funciona como uma lente que desvia as luzes vermelha e laranja do sol, conferindo a cor avermelhada desse eclipse", explica o professor de física Daniel Rutkowski, da Eseg (Escola Superior de Engenharia e Gestão). "Se a Terra não tivesse atmosfera, o eclipse ficaria totalmente escuro."

Esse eclipse vai durar tanto tempo no céu porque vai atravessar a parte mais escura da sombra terrestre, uma região conhecida como Umbra. "Ali é onde não deveria chegar nenhum raio de luz, mas acaba chegando em razão desse desvio da luz provocado pela atmosfera", explica o físico. A Lua vai demorar 3 horas e 55 minutos para cruzar toda a sombra da Terra, mas estará visível somente por uma hora e 43 minutos, "o mais longo eclipse do século 21", de acordo com a "Earth Sky", uma rádio pública do Texas especializada em astronomia.

"O fenômeno do dia 27 será visto com maior nitidez entre a África e o oceano Índico", diz Rutkowski. Mas quem estiver na Europa, na Austrália e na Nova Zelândia também terá uma visão privilegiada. "Não é em todo lugar do mundo que dá para ver. Quando a Lua nascer aqui no Brasil, ela já estará eclipsada, avermelhada", explica o físico. Por aqui, o eclipse será observado entre 17h30 e 18h13, horário de Brasília.

O último eclipse lunar ocorreu em 31 de janeiro deste ano e ficou conhecido como "eclipse da superlua azul de sangue ". O fenômeno durou uma hora e 16 minutos.

Fonte: Uol

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Boa Hora Por Idalice Carvalho

Rondon realiza projetos de intervenção social em Boa-Hora e Boqueirão

Altos-PI Por Jair Fran

Pedra de Fogo goleia Porto e garante vaga para jogar em Esperantina

Paulistana Por R10 municípios

Piloto de moto irá representar paulistana no Piocerá 2019

José de Freitas-PI Por Mikelson Deivid

Presidente da Câmara de José de Freitas convocou sessão extraordinária

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Fluminense se consagra campeão do campeonato dos festejos de são sebastião

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium