O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é um órgão do Governo destinado a registrar inúmeros tipos de informações sobre os cidadãos do país. Exemplos são: taxas de habitantes, índices de natalidade e mortalidade, etc.
Dentre estes dados, também está presente o registro de nomes de todas as pessoas nascidas no país, separados por gêneros, cidades e estados. Baseado nisso, o instituto desenvolveu uma ferramenta de consulta para a população, a qual informa quantas pessoas no território brasileiro têm um nome igual ao seu.
O site que detém a ferramenta é chamado de “Nomes no Brasil” e representa um gigantesco banco dados, cujas informações datam do censo de 2010 e fornecem registros sobre o gênero dos nomes, incidência e posição numérica de popularidade, registros por municípios e estados, e a frequência com a qual o nome foi registrado em cartório.
Além disso, é importante ressaltar que o registro dos nomes vai de 1930 a 2010, e que o sistema não registra acentos. Sobre este último, é importante digitar os nomes sem qualquer tipo de acentuação. Para procurar o seu nome na lista, basta acessar este site, digitar o nome que você deseja procurar, selecionar um gênero e especificar se a busca deve ser feita pelo país inteiro ou em uma cidade específica.
Uma curiosidade sobre o registro de nomes é que após o falecimento de uma pessoa famosa, há um pico de registros de bebês com o mesmo nome do falecido. Um grande exemplo é o nome “Ayrton”, o qual teve um aumento considerável de registros na década de 1990 após a morte de Ayrton Senna em 1994.
Vale destacar que o site apenas informa nomes que tenham tido, no mínimo, 20 registros no país. Caso o seu nome não apareça na lista, é por não ter alcançado o número mínimo nos cartórios até 2010.