No último dia 26 de julho, a Colônia Agrícola Major César, localizada na cidade de Altos, foi palco de um episódio grave de invasão criminosa. Dois indivíduos adentraram a unidade prisional com o objetivo de entregar uma série de itens proibidos a Guilherme de Morais Duarte, conhecido como líder da facção criminosa "Bonde dos 40". Guilherme é acusado de ter cometido um assassinato contra um corretor de imóveis em Teresina.
Os infratores conseguiram entrar no presídio através de um buraco na cerca da unidade. Portando sacolas contendo uma arma, munições, drogas e aparelhos de celular, eles se dirigiram ao pavilhão G1, onde se encontrava Guilherme de Morais, e ocultaram o material ilícito.
Toda a ação foi capturada pelas câmeras de monitoramento, que registraram detentos pegando as sacolas e as escondendo em um buraco no banheiro do mesmo pavilhão.
Após serem alertadas sobre o ocorrido, as autoridades prisionais tomaram conhecimento da posse do material ilícito por parte de Guilherme de Morais. As sacolas continham um revólver calibre .38, 50 munições, porções de maconha e diversos aparelhos celulares.
Diante do flagrante, os policiais penais agiram prontamente, apreendendo os itens proibidos e conduzindo Guilherme às dependências do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) para a adoção dos procedimentos legais cabíveis. A invasão criminosa representa uma grave violação à segurança do sistema penitenciário e será alvo de investigação para identificação e punição dos envolvidos no crime.