A Câmara Municipal de Batalha foi invadida no último sábado (05), por trabalhadores rurais e membros da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) que tentavam impedir a discussão sobre a fundação do sindicato de agricultor e agricultora familiar na cidade.
"Fomos infelizmente surpreendidos, faltando uma hora para abertura dos portões para a Câmara Municipal dar início à assembleia, com um ato de desespero, vandalismo, depredação do prédio público da Câmara Municipal por um grupo coordenado pelo sindicato de trabalhadores rurais daquela cidade e por membros da diretoria executiva da FETAG Piauí, inclusive tinham dois advogados dando apoio. Eles pegaram trabalhadores inocentes de outras cidades, que não sabiam o que de fato estava acontecendo, levaram para aquele recinto e fizeram uma invasão", contou Francisco Sousa, diretor sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Piauí (Fetraf-PI), ao Portal R10.
"Imediatamente chamamos o presidente da Câmara, nos atendeu muito rapidamente, foi até lá, pediu que cessasse, mas eles não atenderam. Foi preciso acionar a polícia, os mesmos resistiram, chamaram reforço de Esperantina e nós da direção da Fetraf, juntamente com nosso advogado e a equipe da diretoria do futuro Sintraf daquela cidade, achamos por bem, fazer o cancelamento da assembleia de pro-fundação do sindicato", completou Francisco.
O diretor sindical explicou ainda: "o movimento Fetraf surgiu em 2005, somos dissidentes do grupo da Fetag e eles não aceitam, não concordam com essa desmembração. Nós hoje, embasados na lei, primeiro o art 5 da constituição federal que nos garante a livre filiação, segundo, a lei 11.326, que também nos garante organizar nosso segmento na agricultura familiar. Hoje são uma média de 50 cidades no Piauí, que já temos nosso projeto implantado para o desenvolvimento da agricultura familiar. Em Batalha, temos um bom número de agricultores que não se sente representado por aquela categoria e juntos construíram um debate para que a gente possa criar de fato um sindicato naquele município para o desenvolvimento da agricultura familiar".
Ver essa foto no Instagram