Sexta, 19 de Julho de 2024
Portal R10
Sexta, 19 de Julho de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Turismo
R10 Turismo
Notícias sobre turismo no Piauí, Brasil e Mundo.
Brasil Brasil
03/10/2023 08h29 Atualizada há 10 meses
Por: Matheus Sousa

Novo passaporte começa a ser emitido nesta terça-feira (03)

A partir desta terça-feira (03), a Polícia Federal (PF) inicia a emissão do novo modelo de passaporte brasileiro. Entre as alterações, destacam-se o design do documento, adornado com imagens que capturam a riqueza da flora e fauna brasileiras em diversas páginas, além do reforço na segurança para prevenir fraudes, incluindo marcas d'água adicionais. 

No exterior, as novas versões serão disponibilizadas pelas embaixadas e consulados brasileiros, mas somente a partir do próximo ano. A capa do passaporte ganha destaque com o brasão da República em baixo relevo, enquanto as páginas numeradas são enriquecidas com representações da flora e fauna do Brasil. Também foram incluídas imagens visíveis apenas sob luz ultravioleta, acrescentando uma camada adicional de segurança.

Foto: iStock
Foto: iStock

A substituição do passaporte não é compulsória; os cidadãos só precisam renová-lo quando estiver vencido após seus dez anos de validade ou completamente preenchido. A taxa de emissão permanece a mesma: R$ 257 ou R$ 334 em situações de emissão de emergência.

A última modificação no passaporte ocorreu em 2015, quando foi introduzido o chip, transformando-o em um "passaporte eletrônico", e o período de validade foi ampliado. O uso de chip no passaporte é uma prática comum em documentos europeus, como o passaporte português.

Para solicitar a emissão de um novo passaporte, os cidadãos podem acessar o sistema do governo federal, preencher um formulário, efetuar o pagamento da taxa e agendar um atendimento na data disponível. Posteriormente, devem comparecer à unidade escolhida com a documentação original, no caso de uma segunda via.

Após um período de até dez dias úteis, o passaporte estará pronto para ser retirado na mesma unidade onde foi solicitado inicialmente. Importante mencionar que o canal do GovBR não emite passaportes diplomáticos ou oficiais.

Fonte: Metrópoles
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp