Os hormônios do bem-estar, quando são induzidos de maneira natural, geram plenitude e tranqulidade. Veja 6 dicas para aumentar os níveis dos hormônios da felicidade no corpo:
1. Fazer exercícios físicos
Os exercícios físicos são uma das melhores maneiras de aumentar a liberação de endorfinas no corpo. Essas substâncias funcionam como um analgésico natural e são liberadas após intensas atividades físicas. Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, são especialmente eficazes em ativar a produção deste hormônio.
2. Participar de atividades gratificantes
Viajar e visitar novos lugares, receber uma massagem relaxante, participar de atividades filantrópicas ou trocar presentes com familiares e amigos são exemplos de atividades que aumentam a produção dos hormônios da felicidade.
3. Tomar sol
A exposição do corpo à luz solar durante o início da manhã auxilia na produção de vitamina D. Esta vitamina não só ajuda a manter os ossos e o sistema imunológico em equilíbrio, como também estimula a produção de serotonina.
4. Comer chocolate
O endocrinologista explica que algumas substâncias do cacau estimulam a produção de serotonina e endorfina, melhorando a comunicação das células do sistema nervoso. Comer chocolate amargo de maneira moderada é uma boa maneira de estimular os hormônios da felicidade.
5. Brincar com animais de estimação
Você já deve ter percebido que seus níveis de estresse diminuem ao brincar com animais de estimação. Isso ocorre porque nosso relacionamento com gatos, cachorros ou outros animais domésticos envolve tato e demonstração de afeto, que aumentam a produção de serotonina e oxitocina pelo corpo.
6. Comer alimentos ricos em triptofano
O maior aliado dos hormônios da felicidade na alimentação é o triptofano. Este aminoácido é a base utilizada pelo corpo para produzir serotonina.