A Prefeitura de Simplício Mendes, em parceria com o Senar-PI (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através da Secretaria de Agricultura, realizou recentemente um curso de doma e rédia racional em equinos. O objetivo do curso foi capacitar os participantes no manejo adequado dos cavalos, visando aprimorar as técnicas de adestramento para torná-los mais dóceis e facilitar a relação entre os animais e seus proprietários.
A primeira turma do curso teve sua conclusão no último dia 08 de novembro, contando com a participação de criadores e amantes de cavalos da região. Já no dia seguinte, no dia 09, foi iniciada a segunda turma, composta por 15 novos participantes.
O curso foi ministrado pelo instrutor Paulo Gylgledson, conhecido como Gil da burra, renomado especialista na área de doma e rédia racional em equinos. Durante as aulas, foram abordados diversos temas, como o manejo adequado dos animais, técnicas de adestramento, equipamentos e acessórios utilizados na doma, entre outros assuntos relevantes para o aprendizado dos participantes.
O prefeito Márcio Moura destacou a importância do curso para a comunidade rural de Simplício Mendes. Segundo o gestor, o conhecimento adquirido pelos participantes contribuirá para melhorar a relação entre os criadores e seus animais, além de proporcionar uma melhor utilização dos cavalos em atividades agrícolas, como o trabalho no campo e o transporte de cargas.
O secretário de agricultura, Luciano Coelho, anunciou que no dia 16 de novembro será iniciado um novo curso na localidade Betânia. Dessa vez, o tema abordado será a operação e manutenção de trator agrícola. O secretário informou que serão formadas duas turmas, com o objetivo de atender um maior número de interessados.
A iniciativa da Prefeitura de Simplício Mendes, em parceria com o Senar-PI, através da Secretaria de Agricultura, de promover cursos de capacitação e aperfeiçoamento é fundamental para o desenvolvimento da região. A formação de mão de obra qualificada contribui para impulsionar a economia local e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares.