Nesta segunda semana de novembro de 2023, encerrada ontem (sábado, 11), através de paralisações, o sistema de Segurança Pública do Maranhão denotou profunda insatisfação com o descaso que o governo do Estado tem tido com a classe com relação a atualizações salariais, condições de trabalho, etc.
Segunda –feira (06)
A semana foi aberta com uma manifestação dos policiais penais da Região dos Cocais realizada em Timon, na segunda-feira (06), onde manifestantes reivindicavam valorização e reconhecimento pelo excelente serviço público prestado no sistema prisional do Estado do Maranhão, sendo espelho para as demais unidades da federação inclusive para outros países.
Policiais Penais do Leste Maranhense realizam protestos em Timon pic.twitter.com/Kb7FAnOoQp
— [email protected] (@juvlucas37654) November 12, 2023
Veja o que disseram os representantes dos Policias Penais
"Reivindicamos melhoria salarial, visto que recentemente tivemos a premiação de melhor sistema prisional do país, autoridades de países vizinhos como Paraguai entre outros vieram ao Maranhão em busca de conhecimento para serem aplicados em seus respectivos países, além disso, temos policiais penais que estiveram nesses países ministrando cursos para os mesmos, ou seja, isso tudo é reflexo do excelente desempenho que nós policiais penais do Estado estamos fazendo, na contramão disso tudo, nosso governo não nos enxerga e desprestigia a categoria ao ofertar “aumento” de 11% dividido ainda em parcelas de 2,5% a se arrastar por anos.
A valorização, o reconhecimento de um excelente serviço público prestado, se dar com melhores salários, além disso, viemos de inflações do governo Dino que nos engoliu sem um reajuste salarial, e também o pós pandemia." Enfatizam os policiais penais representantes da categoria na Região dos Cocais: Wanderson Melo, Claudeson, e Miguel Ernesto.
Através de Portaria, Delegados de Polícia Restringem Funcionamento das Delegacias
Na sequência das manifestações de insatisfação com o Governo do Estado do Maranhão, a ADEPOL(Associação de Delegados de Polícia do Maranhão), através de ofício, comunicou que informamos que foram aprovadas cinco medidas emergenciais e que uma destas terá impacto direto na rotina do policiamento ostensivo, uma vez que as unidades de policia judiciária civil do Estado do Maranhão que não tiverem um plantão regularmente estabelecido não mais receberão as ocorrências apresentadas pelas demais forças policiais (PRF, PM, GM etc), mais especificamente, o recebimento de presos e demais ocorrências após às 18h00 em cidades que não tenha Delegado(a} de Plantão para avaliação do boletim está suspenso até posterior deliberação da categoria em AGE.
Veja a decisão:
Portaria da ADEPOL restringe atendimento nas Delegacias de Polícia Civil do Maranhão pic.twitter.com/KkAtzRKKHe
— [email protected] (@juvlucas37654) November 12, 2023
Policiais e Bombeiros Militares
Uma assembleia organizada na quinta-feira (09/11) por policiais e bombeiros militares pode ser o prenúncio de uma greve das categorias. Em discurso para a plateia composta por dezenas de profissionais, um deles pede que os colegas “preparem seus cantis e mochilas”, pois em 15 dias podem deflagrar o motim, caso as reivindicações por salários e melhores condições de trabalho não sejam atendidas.
Ver essa foto no Instagram
“Levem para o comandante de vocês, levem para o secretário, que as nossas mochilas estão prontas. E que, se em 15 dias não tivermos um retorno, nós tomaremos ações mais contundentes. Vamos à luta!”, finalizou o discurso o militar ovacionado pelos colegas.
A crise nas forças de segurança do estado se arrasta desde a chegada do governador Carlos Brandão ao Palácio dos Leões, em abril de 2022.
PUBLICIDADE: