Sexta, 16 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
[email protected]
86 99906-7459
Professor Sucupira

Professor Sucupira

Professor Sucupira Coluna do Professor Sucupira

[email protected]

86 99906-7459

Internacional - Venezuela Isolada

Postada em 11/08/2018 ás 23h18 - atualizada em 16/08/2018 ás 22h08

Publicada por: Professor Sucupira

Brasil e sua geopolítica errada para a Venezuela
Isolar a Venezuela será bom para o Brasil?
Brasil e sua geopolítica errada para a Venezuela

A quem interessa a crise interna e o isolamento da Venezuela na América Latina? Será que o afastamento da Venezuela do Mercosul se deveu apenas ao descumprimento ao protocolo de Ushuaia que afirma que os países do bloco devem respeitar a democracia? Porque será que os países como o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, México e Peru ajudaram aprovar a resolução que poderá suspender a Venezuela da OEA (Organização dos Estados Americanos) criado1948?  Será que toda essa crise interna — gravíssima e que poderá chegar a uma guerra civil — não tem nada a ver com a luta interna entre a oposição e o "Governo" e também com ação dos governos de linha liberal que foram eleitos entre 2015 e 2018 na América?

Na Argentina, Maurício Macri, de centro-direita, foi eleito presidente; no Brasil, Michel temer assumiu a presidência com o “impeachment” de Dilma Rousseff; Iván Duque, de direita, foi eleito presidente da Colômbia com apoio ex-presidente Álvaro Uribe; Mario Abdo Benítez, conservador, foi eleito presidente do Paraguai apoiado por Horácio Cartes; Martín Vizcarra, vice presidente do Peru, assumiu a presidência após a renúncia do liberal Pedro Pablo Kuczynski e, nos Estados Unidos da América, foi eleito o conservador Donald John Trump para presidente. Será que a crise na Venzuela tem algo a ver com essa corrente de governos de direita liberal sendo eleita na América com um isolamento diplomático?

Costumo dizer que o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, apodreceu e com ele, o Estado entrou em crise com o conflito entre os três poderes. É muito preocupante a situação econômica e política da Venezuela ... situação perigosa em um país vizinho do Brasil e importante na geopolítica do continente americano — a Venezuela é rica em hidrocarboneto como petróleo e Gás natural — e está muito próxima geograficamente da América do Norte. Neste contexto, será que o Brasil não está cometendo erros após erros como um país líder da OEA em não se colocar como mediador entre a oposição e o governo desde o tempo de Hugo Chaves?

Quando o Brasil tinha governo de esquerda e no Itamarati estiveram como ministros das relações exteriores Celso Amorim e Antônio Patriota, a diplomacia brasileira evitava críticas ao governo de Hugo Chaves.  E agora, o Brasil com um governo de linha liberal, o Itamarati, com o Ministro das relações exteriores Aloysio Nunes Ferreira Filho, a diplomacia brasileira está  mais uma vez inerte e contribui para levar a combalida Venezuela ao isolamento na América Latina.

Afirmo! O Brasil com esta paralisia diplomática ao londo dos 15 anos que se passaram, está cometendo um erro gravíssimo. Sabe por quê? O isolamento diplomático e econômico que a Venezuela está sofrendo em decorrencia de um conjunto de fatores internos e externos, está a produzir um “solo fértil” para um conflito civil que justificaria uma possível intervenção. Isso interessaria ao Brasil? Lógico que não. Interessaria as petroleiras dos Estados unidos e ainda possibilitaria a presença de bases militares americanas ao norte da nossa Amazônia legal. Essa presença cada vez maior dos EUA na América do Sul a médio e longo prazo será bom para o Brasil? Lembro que já existem bases militares na américa do sul. Brasil, acorda! O interesse pelos recursos naturais do norte da América do Sul é crescente. Digo e afirmo ... O norte da América do Sul será o “Oriente Médio” ao longo do século XXI

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium