De forma ampla e permanente, a Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SEMUPM), desenvolve em toda a cidade ações voltadas para a conscientização sobre os direitos da mulher, combate à violência doméstica e de gênero, inclusão do público feminino no mercado de trabalho, incentivo ao empreendedorismo e promoção de capacitação e profissionalização.
Neste ano de 2023, até o mês de novembro, um total de 365 mulheres procurou a SEMUPM para denunciar diversos tipos de violência e solicitar apoio, acolhimento, assistência jurídica, psicossocial, dentre outros. A procura pelos serviços cresce a cada mês, e isso está diretamente ligado à maior divulgação dos direitos e de informações sobre os diversos tipos de violência. “Com mulheres mais conscientes dos próprios direitos e com mais conhecimento sobre os tipos de violência e de abuso, o número de denúncias contra agressores tende a crescer”, comenta Kellyane Gedeon, secretária da SEMUPM.
A esse respeito, a Prefeitura de Timon, por meio da SEMUPM, realiza constantemente palestras nos mais variados ambientes e para todos os públicos, com o intuito de disseminar novas concepções entre as pessoas, em que prevaleçam o respeito e a equidade. “Constantemente, nossa equipe realiza esse trabalho de divulgação, com palestras, rodas de conversas, distribuição de material informativo, atingindo desde o público mais jovem, nas escolas, até os de mais idade, seja nas empresas, órgãos, estabelecimentos, sejam públicos ou privados, pontos estratégicos de toda a cidade, abrangendo também todas as camadas da sociedade”, acrescenta Gedeon.
Rede de apoio integrada
Também são ofertados na Secretaria Políticas para Mulheres acolhimento social e psicológico e orientação jurídica. “Esses atendimentos são essenciais e indispensáveis para auxiliar as vítimas em situação de violência, para dar maior segurança a elas, especialmente após uma denúncia”, reforça Kellyane, que acrescenta: “No município, as mulheres contam com toda uma rede de apoio integrada, para atender a esse público e defender seus direitos”.
A rede é formada pela parceria da Prefeitura, por meio de suas secretarias, com diversas instituições, como a OAB/MA, Tribunal de Justiça do Maranhão, Delegacia da Mulher, Polícia Militar (Patrulha da Penha), Ministério Público, Instituto Médico Legal, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, dentre outras. As mulheres que precisarem de atendimento podem se dirigir à sede da Secretaria da Mulher, localizada na Rua Higino Cunha, nº 497, Centro.
Criando oportunidades
Junto às ações de conscientização e de acolhimento, o Poder Público Municipal investe na profissionalização e no incentivo ao empreendedorismo feminino, promovendo cursos e capacitações. Nesse âmbito, mais de 50 mulheres foram beneficiadas em 2023 com cursos profissionalizantes promovidos pela SEMUPM dentro do Programa Mulheres Mil, “uma certificação que vai colaborar com a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, gerando renda, facilitando o acesso a vagas de emprego e viabilizando autonomia econômica”, ressalta a secretária da SEMUPM.
Além disso, cursos básicos de artesanato também são promovidos, a exemplo de curso de feltro. “É um novo aprendizado. Aprendi a fazer chaveiro, lembrancinha, vários outros tipos de artesanato que podem ser feitos com esse material, o feltro. E também é uma terapia, além de ajudar no termo financeiro, porque a gente vende nas feiras, vende pras amigas e assim ganha um extra”, conta a Dona Meire Santos, uma das alunas do curso.
Tais ações colaboram na superação dos desafios para alcançar a igualdade entre homens e mulheres, um cenário ainda presente no país. Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE) apontou que, desde 2012, a taxa de desemprego entre mulheres é superior em relação à dos homens. O levantamento mostra que o índice de desempregadas era de 16,45% em 2021, o equivalente a mais de 7,5 milhões de mulheres. Um cenário que reflete alguns aspectos da desigualdade de gênero no Brasil.
Por essa razão, a Prefeitura não para de investir em medidas preventivas e de combate à desigualdade, através de campanhas e ações educativas, fortalecimento dos serviços especializados da Rede de Atendimento e do incentivo à autonomia feminina, reforçando a cada dia o compromisso de trabalhar em prol de políticas que beneficiem e que protejam todas as mulheres em sua diversidade.
PUBLICIDADE: