Na tarde desta quarta-feira (27) a empresa tercerizada The Imagem, responsável pelo aluguel de aparelhos utilizados em exames como ultrassons, radiografias e tomografias, retirou esses equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), por falta de pagamento. Após repercussão do caso, os aparelhos foram reinstalados.
A empresa relata que a falta de pagamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se acumula a dezoito meses, o que fez com que as máquinas fossem recolhidas não só do HUT, mas também de outras 11 instituições de sáude pública de Teresina. Ao todo, 38 aparelhos foram retirados. Somente no HUT, foram duas máquinas de radiografia e uma de ultrassom.
O Portal R10 recebeu um vídeo que vem repercutindo, no qual é mostrado o momento em que funcionários da empresa retiram os aparelhos do hospital. O HUT é o maior Hospital de Urgência do Piauí, e a falta de estrutura pode comprometer o atendimento adequado dos pacientes.
Devido a repercussão do caso, os equipamentos foram reinstalados pela empresa, ainda na noite de ontem (27). A FMS emitiu uma nota confirmando a realocação das máquinas, e reitera que nenhum paciente foi prejudicado com o ocorrido.
Confira na íntegra;
A Fundação Municipal de Saúde informa que a empresa The Imagem retornou agora à noite (27) para o HUT os equipamentos de imagem que são alocados pela instituição.
A FMS reitera seu compromisso em manter os acordos firmados com a realização dos pagamentos de acordo com a sua capacidade financeira. Ao longo dos meses, a gestão tem dialogado com os fornecedores, negociado e realizados pagamentos semanalmente. Toda a equipe da FMS tem trabalhado de forma ética e técnica na resolução dos desafios.
A FMS reforça ainda que nenhum paciente deixou de realizar exames necessários porque a gestāo viabilizou alternativas, junto a outras empresas credenciadas e que prestam serviço à Fundação.