A Polícia Civil do Maranhão efetuou a prisão, nesta quarta-feira, dia 27, de Marcos Vinícius Feitosa de Castro, 45 anos, apontado como um dos maiores pistoleiros do Nordeste. O indivíduo é suspeito de envolvimento no assassinato de dois filhos do ex-prefeito de Fronteiras, José Aquiles Filho, ocorrido em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, no ano de 2004.
Além desse crime, Marcos Vinícius é também investigado por um duplo homicídio que ocorreu em 15 de agosto deste ano, na zona rural do município de Parambu, no Ceará. Outro caso que consta em sua ficha criminal é a execução do servidor público Antônio Gervásio de Alencar, da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), em Teresina, no ano de 2002. O servidor foi morto enquanto deixava seus filhos na escola.
Em uma reviravolta do caso, o Serviço de Inteligência da Polícia Civil do Piauí descobriu, na época do assassinato do servidor público, que o pistoleiro planejava assassinar o delegado Bonfim Filho, responsável por investigações relacionadas ao crime organizado no Piauí.
Natural de Picos, Marcos Vinícius foi detido na loja de conveniência de um posto de combustíveis próximo à Avenida do Holandeses, em São Luís, capital do Maranhão. Ele foi encaminhado para a Penitenciária de Pedrinhas, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A prisão foi realizada com base em mandado expedido pelo juiz Airton Moura Costa, do 6º Núcleo Regional de Custódia e de Inquérito do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). A ação foi coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) da Polícia Civil do Maranhão.