Domingo, 11 de Abril de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

25°

23° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Teresina Evento
14/08/2018 15h58 Atualizada há 3 anos
Por: Gustavo Henrique

Sessão solene em homenagem ao dia do advogado é dirigida por Dr. Pessoa na Alepi

Foto: David Pacheco/R10
Foto: David Pacheco/R10

A sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto, foi dirigida pelo deputado estadual e candidato ao governo do Piauí, Dr. Pessoa, nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Piauí em Teresina.  

Na oportunidade, foi destacada a importância do advogado na manutenção da justiça e a importância da mulher advogada para a igualdade de gêneros.

O advogado Dr. Enzo Dias falou da relevância do advogado para a manutenção da justiça. ”O advogado exerce o papel de trazer o direito para o cidadão, a partir do momento que aquele cidadão tem a possibilidade de ter os seus direitos violados, nasce a importância do advogado para a manutenção do estado democrático direito, ou seja, a justiça só funciona com uma estatura com o ministério público, principalmente com a advocacia”, disse.

O Dr. Carlos Henrique destacou o valor da profissão. “ O advogado é inserido, na única profissão inserida na constituição federal no artigo-133 que coloca o advogado como indispensável na administração da justiça. Então o papel crucial, seja na defesa da justiça e da cidadania da população, com muito bons olhos presenciamos essa iniciativa, tanto da Assembleia como da Câmara para em uma sessão solene prestigiar essa classe tão valorosa”, disse o advogado.

Talmy Tércio destacou que o papel de um advogado é muito importante na vida social de um cidadão.

“O advogado como um instrumento de trabalho, inserido na sociedade, ele hoje representa, no contexto social, a manutenção da justiça, então através do advogado o acesso à justiça, o direto daquele que não tem como buscar diretamente a justiça inserida naquela causa que ele está procurando, o acesso que o advogado da, é essencial para sua manutenção. Tenho dito e reiterado que o advogado salva uma vida e é muito importante entendermos que em geral o advogado não é só uma fermenta da justiça, mas acima de tudo é de liberdade, igualdade, direito social e direito ao trabalho”, afirmou.

Já para o Dr. Leonardo, o trabalho do advogado é essencial para formular uma melhor decisão judiciária. “ O trabalho do advogado é essencial para que a sociedade tenha acesso a justiça que não é só feita pelo poder judiciário em si, porque quem leva os reclames da população para o poder judiciário é o advogado, então sem ele não há como se ter a justiça efetiva. Então tendo um advogado de um lado e de outro, se mostra o equilíbrio entre as razões das partes e o judiciário tem o dever com base no trabalho formular a melhor decisão”, disse.

Lucas Villa disse que a abertura de espaço para mulheres advogadas, promovendo a igualdade de gênero, é muito valiosa para a advocacia.

“O maior vetor de realização do estado democrático de direito, de defesa da ordem constitucional, é sem dúvida o advogado, pois é ele quem fala no nome das pessoas que não tem voz diante do sistema de justiça, é uma missão muito importante muito delicada que precisa ser encarada com muita responsabilidade, ética para que todas as pessoas da sociedade consigam estar devidamente representadas quando batem as portas da justiça. Nesse cenário é importante que a advocacia seja fortalecida, que as condições para o exercício da advocacia sejam proporcionadas na sociedade, provendo o bom exercício da advocacia a inclusão do jovem advogado no mercado de trabalho, a abertura de espaço para mulheres advogadas, promovendo a igualdade de gênero, muito importante que a gente tenha esse olhar voltado para advocacia”, relatou o advogado.

Dra. Cláudia Paranaguá, evidenciou os avanços e o papel da mulher na advocacia.

“Muitas pessoas ficam acreditando que tem retrocessos, mas na realidade não existe, o que acontece é que a conquista da mulher é muito lenta e muitas vezes ela não chega no tempo que era para chegar, por conta de várias barreiras que ela vem encontrando, mas é uma conquista que é palmilhada, não tem como voltar atrás, só avançar. A gente espera nessas eleições desse ano de 2018 que a mulher possa avançar mais, em termos de cargos qualificados, que ela possa estar representando a advocacia e também as mulheres em geral que temos eleições também esse ano, mas de forma qualificada, não só como coadjuvante, mas protagonista da defesa dos direitos da mulher, então é o que a gente espera e temos desenvolvido, vários projetos", declarou.

O Dr. Celso Barros, apontou que não se faz democracia sem a advocacia, para que se tenha cidadania. “Quando pensamos na democracia, pensamos logo na presença de um advogado, na discursões e debates, resolvendo os problemas da população, então com a presença do advogado no dia a dia das pessoas, nós temos certamente a presença da democracia e o exercício da cidadania. É o que sempre digo, não se faz democracia sem a advocacia, para que se tenha cidadania”, falou.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®