Sexta, 13 de Dezembro de 2024
Portal R10
Sexta, 13 de Dezembro de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Marcelo Barradas
Marcelo Barradas
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Política Política
04/01/2024 10h31 Atualizada há 11 meses
Por: Luís Eduardo

Dr. Pessoa relaciona crise na saúde aos 'engomadinhos' e aceita convite para ir à Câmara

Na manhã desta quarta-feira (04), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, relacionou a recente crise na saúde na capital, aos "engomadinhos", e confirmou que irá comparecer na Câmara de vereadores para prestar esclarecimentos sobre o assunto, após convite aprovado na última terça-feira (02), durante uma reunião da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara.

O gestor fez o pronunciamento durante entrevista à TV Cidade Verde. Dr. Pessoa afirmou que os últimos episódios de crise na saúde pública de Teresina, como a retirada de equipamentos do HUT e a falta de insumos nas Unidades de Saúde, se devem aos "engomadinhos", que segundo ele, não aceitam que a gestão esteja em suas mãos.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

"Nós tomamos conhecimento e de imediato também tomamos medidas sobre aquele momento de vulnerabilidade (Na saúde pública) provocado pelos engomadinhos. Ali não era pra ter acontecido, sabemos que o Brasil inteiro passa por dificuldades na saúde pública. Soubemos que o caso foi incentivado por alguns engomadinhos que querem o "quanto pior, melhor", e agora o prefeito continuará vigilante em todos os setores adminitrativos da capital do estado do Piauí", disse o prefeito.

Em relação ao convite aprovado pela câmara, para que o prefeito preste esclarecimentos acerca da situação da saúde pública na capital, Dr. Pessoa confirmou que não tem medo de comparecer à câmara, e não enviará representantes em seu lugar.

"Os poderes são independentes e em ambos existem os engomadinhos. Se estão convidando, que é uma maneira de fazê-lo, não de convocar, mas de convidar, com certeza, engomadinho que esteve aqui nessa TV, o prefeito vai. Não vai colocar representante, não. Ele vai aí porque minha história você nunca chegará, mas o prefeito não tem medo não. Com a graça de Deus, com a coragem que eu tenho, determinação e o conhecimento, irei à Câmara Municipal de Teresina", confirmou Dr. Pessoa.

O prefeito confirmou ainda uma mudança na presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Mesmo tecendo elogios ao atual presidente Ari Ricardo da Rocha Gomes Ferreira, Dr. Pessoa afirmou que haverá uma mudança no cargo, e que o nome cotado é o do diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o médico Ítalo Costa Soares.

"O Dr. Ari que está lá é um grande jurista, Dra. Clara nem se fala, mas vai haver mudança. Não quero que ele saia da Fundação Municipal de Saúde, principalmente num olhar jurídico, pois ele é um grande advogado, mas haverá mudança deste fim de semana para o começo da semana que vem, e o nome é Dr. Ítalo do Hospital HUT. O pouco tempo que ele está lá, fez uma gestão ímpar", complementou.

O prefeito ainda comentou sobre a relação com o Governo do Estado. Dr. Pessoa afirmou que está aberto ao diálogo, e que desde o início da sua administração procurou o governador do estado do Piauí. O gestor complementou dizendo que a conversa entre os poderes foi respeitosa, mas só tratou de pontos superficiais. Ele ainda reiterou a importância de uma harmonia entre as esferas estadual e municipal, mas disse que essa relação não é perceptível.

“Os poderes devem andar harmônicos, mas esse entrosamento não existe e se existe não é perceptível. No início da administração dele (Governador Rafael Fonteles), o governador disse que ia criar quatro hospitais-polos, análogo ao HUT. Continua a ambulância terapia, continua o ônibus terapia carregando para Teresina. Em média 40% do que investimos aqui, são em pacientes de outras cidades do estado do Piauí, principalmente, ou de outras regiões. Há uma carga em cima da Prefeitura Municipal de Teresina se quer ajudar. (...) Eu quero coisa concreta. Saímos do palanque, vamos para as coisas concretas. Estou pronto para conversar. Mas de maneira republicana, de maneira democrática estou pronto. De maneira sodada, de maneira palanqueira eu estou fora”, finalizou.

Na entrevista, o gestor ainda comentou sobre um perfil de vice para sua candidatura a reeleição no ano de 2024. O prefeito disse que já tem nomes em mente, mas prefere não externar no momento. Dr. Pessoa ainda prometeu mudanças na situação conturbada na saúde até o mês de março, e considerou que a crise pode sim prejudicar sua campanha para a prefeitura.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp