O senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB, declarou nesta terça-feira (09), que o partido indicará o nome de Paulo Márcio, atual diretor do Hospital Universitário da UFPI, como pré-candidato a vice na chapa de Fábio Novo (PT), nas eleições para prefeitura de Teresina em 2024. O senador reiterou, no entanto, que cabe ao médico aceitar o convite para formalizar a pré-candidatura.
“Chegamos a um denominador comum, que é o MDB já apoiar no primeiro turno a candidatura do Fábio Novo e como está sendo oferecida ao MDB a vaga de vice, vamos compor. A decisão que foi tomada é de que a vaga de vice será oferecida ao Paulo Márcio”, disse o senador.
A decisão foi tomada após reunião entre os diretórios estadual e municipal do MDB. De acordo com Marcelo Castro, o partido sai unificado após a decisão. O vice-governador do Piauí e liderança do partido, Themístocles Filho, apoiava uma candidatura própria do MDB, com o nome de Paulo Márcio, mas afirmou que a decisão de acompanhar Fábio Novo é estratégica e visa um resultado positivo ainda no primeiro turno.
Outra liderança do partido que visava a unificação com a chapa petista, é o deputado estadual João Mádison, que chegou a declarar ao Portal R10 que independente dos demais membros do MDB, seguiria apoiando a candidatura de Fábio Novo.
Aliados históricos, a união do PT e MDB como aconteceu nas eleições para governador em 2022, já era esperada também em Teresina. Apesar de informações de bastidores sobre o governador rejeitar o nome do médico, por ter apoiado o ex-presidente Bolsonaro nas últimas eleições, deve haver consenso sobre a escolha do vice na chapa majoritária.
Além do MDB, em dezembro o Partido Social Democrático (PSD) também confirmou apoio à Fábio Novo, ampliando a base do petista.