Professores substitutos que integram a rede estadual de ensino do Piauí estão se mobilizando em uma luta incansável pela garantia do pagamento do piso salarial. Atualmente, esses profissionais que dedicam 20 horas semanais à educação recebem um vencimento de R$ 1.634,91, segundo relatos de alguns docentes à reportagem do Portal B1. Esse valor está quase 30% abaixo do piso nacional estabelecido pelo Governo Federal, que é de R$ 2.290,28 para 20 horas de trabalho semanal.
Em busca da equiparação salarial, os professores substitutos destacam a importância do pagamento do piso como uma medida fundamental para a valorização da categoria. Alguns desses educadores citam exemplos de outros estados, como o Maranhão, que já efetuam o pagamento do piso salarial aos profissionais substitutos, e não só para os efetivos, como acontece no Piauí.
A mobilização dos professores tem como alvo sensibilizar o Governo do Estado, liderado pelo Governador Rafael Fonteles, para que adote medidas que garantam o pagamento do piso salarial aos professores substitutos.