O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), desarticulou uma rinha de galo e resgatou 44 galos, no bairro Santa Lia, zona leste de Teresina. Na ocasião, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado em desfavor do proprietário dos animais.
A ação se deu início após a Polícia Civil realizar o cumprimento a um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo de iniciais J. V. N. Dos S. Ao chegar no local, a polícia detectou que lá existiam cerca de 44 galos de combate e que 8 deles estavam bastante feridos. Diante do cenário, o BPA foi acionado para averiguar a situação.
Além disso, itens que caracterizam a prática ilícita de briga de galos, foram recolhidos e também levados para a sede do batalhão, com os animais recolhidos. Dentre eles, 22 bicos de metais, 13 esporas artificiais, 8 biqueiras, 17 buchas e 1 mini-serra foram localizados.
O subtenente do BPA, Francinaldo, explica que o responsável já foi autuado. “Ontem umas 14h recebemos a denúncia aonde o denunciante relatava a existência e uma suposta rinha de galo na zona sul de Teresina. E ao chegarmos no local constatamos a veracidade da denúncia aonde foram apreendidos 8 galos de combate em situação de maus-tratos. O responsável pelos galos foi autuado pelo crime ambiental e responderá na justiça pela prática. As aves foram recolhidas e levadas para a sede do BPA para que sejam tomadas as medidas cabíveis’’, reforça.