O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, morreu na tarde desta terça-feira (06) em uma queda de um helicóptero. Segundo a imprensa chilena, chovia forte no momento da queda.
Em nota divulgada pelo Departamento Geral de Aeronáutica Civil do Chile, o acidente aconteceu na localidade de Lago Ranco, 920 quilômetros ao sul de Santiago, capital do Chile. O helicóptero caiu por volta das 15h30 (mesmo horário de Brasília), poucos minutos após a decolagem. Piñera era quem pilotava o helicóptero, de sua propriedade.
A assessoria do ex-presidente informou que haviam mais três pessoas na aeronave, mas que apenas Piñera morreu. "Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do ex-presidente da República do Chile, Sebastián Piñera Echeñique, aos 74 anos de idade. O ex-chefe de Estado morreu depois que seu helicóptero se chocou enquanto viajava com outras três pessoas, que sobreviveram", comunicou a assessoria.
A aeronave, modelo Robinson 66, teria perdido o controle ainda perto da costa, e foi encontrada submersa pela Marinha a 40 metros de profundidade no lago. Os outros três ocupantes, sua irmã Magdalena, seu amigo Ignacio Guerrero e o filho de Guerrero, Bautista, conseguiram escapar com vida nadando para a margem.
À frente do país por dois mandatos (de 2010 a 2014 e 2018 a 2022), Sebastián Piñera foi o primeiro presidente direitista levado ao poder por eleições populares após a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), além de ser um dos fundadores do partido Renovação Nacional, uma das principais formações da direita tradicional do país.