Quinta, 24 de Abril de 2025
Portal R10
Quinta, 24 de Abril de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Piauí Piauí
07/02/2024 11h17 Atualizada há 1 ano
Por: Luís Eduardo

Filho da prefeita de Luís Correia é alvo de operações simultâneas da Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (07), operações simultâneas da Força integrada combate organizações criminosas no Piauí (FICCO/PI) e da Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), tiveram como alvo principal o filho da prefeita Maninha Fontenele, de Luís Correia, identificado como Pedro Júnior Fontenele Brito.

FICCO/PI

Foto: Reprodução/ Instagram
Foto: Reprodução/ Instagram

A "Operação LED", deflagrada pela FICCO/PI, tinha como objetivo cumprir um total de 24 mandados em cinco Estados. No Piauí, o filho da prefeita Maninha foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão. A ação investiga crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas.

A investigação identificou que o dinheiro proveniente do tráfico de drogas era submetido a sucessivos depósitos, transferências e saques, com utilização de contas dos próprios investigados e de terceiros, para retornar à facção criminosa, que o utilizava para o pagamento de fornecedores na fronteira.

No total, foram cumpridos 12 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Luís Correia (PI), Maracanaú (CE), São Luís (MA), Itaquaquecetuba (SP) e Guajará-Mirim(RO).

GAECO

Em consonância a ação das Forças Integradas, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou também na manhã de hoje (07), a "Operação Volt", que visava apurar desvios de recursos públicos destinados ao serviço de iluminação pública do município de Luís Correia, por meio das condutas criminosas de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Ao todo foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens. A dinâmica criminosa consiste no direcionamento de licitações à determinada empresa utilizada pela organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pelo ente municipal. Após o pagamento da empresa, parte do recurso público era remetido, diretamente ou por meio de pessoas interpostas, a agentes públicos ocupantes de cargos na estrutura da prefeitura.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp