Nesta terça-feira (20), a coordenação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) municipal e representantes das forças de Segurança se reuniram para alinhar condutas em atendimentos.
Além do SAMU, participaram da reunião a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, direção do Hospital Municipal do Parque Alvorada e coordenação de Saúde Mental.
A coordenadora do SAMU Municipal, Geovana Luz, avalia que a reunião foi positiva para melhorar a interação entre a Saúde e as forças de segurança.
“Foi positiva essa reunião para identificarmos os gargalos e alinharmos as condutas. Em alguns atendimentos, precisamos do reforço da segurança para garantir um melhor atendimento aos usuários”, explica Geovana.
A comandante da Guarda Civil Municipal, Kelle Veras, destacou a necessidade de atualização de protocolos para integração das forças de segurança e os atendimentos de urgência em saúde.
“É uma co-responsabilidade de todos os órgãos de segurança prestar o apoio ao paciente no resguardo a integridade física. Unificando temos um campo maior de atuação e serve a população de uma forma melhor”, destaca Kelle Veras.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, agradeceu a participação dos órgãos de segurança e disse que esta foi a primeira de uma série de reuniões que visam melhorar a interação.
“Vamos também investir em capacitação e discutir para melhorar o fluxo de atendimento de urgência, sobretudo, em casos de urgência psiquiátrica. Agradeço o empenho de todos”, enfatiza Márcio Sá.
PUBLICIDADE: