Quinta, 27 de Março de 2025
Portal R10
Quinta, 27 de Março de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Repórter R10
Repórter R10
Tudo sobre notícias policiais do Piauí, Brasil e do mundo.
Piauí Piauí
22/02/2024 08h42 Atualizada há 1 ano
Por: João Neto

Obras de usinas de hidrogênio verde iniciam em outubro no Piauí

O governador do Piauí Rafael Fonteles e o presidente da Solatio, maior empresa da América Lantina voltada para o desenvolvimento de projetos com energia solar, estiveram em reunião nesta última quarta-feira (21). Juntos, eles anunciaram duas datas importantes para a produção de hidrogênio verde na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba. 

No dia 6 de maio haverá o lançamento de usinas solares em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Já no dia 19 de outubro, iniciam as obras das indústrias que vão atuar no Piauí.

Foto: Governo do Piauí/Divulgação
Foto: Governo do Piauí/Divulgação

 

Em coletiva de imprensa cedida no Palácio de Karnak, nesta quarta-feira (21), Fonteles e Vaquer falaram sobre o cronograma inicial da produção sustentável do Piauí, além de ressaltar a futura capacidade de geração de energia em Parnaíba, de 26,4 GW, com operações em usinas de hidrogênio verde e energia solar.

Foto: Governo do Piauí/Divulgação
Foto: Governo do Piauí/Divulgação

 

O projeto, segundo o presidente da Solatio, deve produzir até 11,4GW de hidrogênio e amônia, dividido em seis fases de 1,9 GW. A primeira faze está datada para janeiro de 2028 e a cada dois anos vai evoluindo para chegar à fase de produção total, dez anos depois.

Além disso, Vaquer garantiu a construção de 15 GW de energia solar no Piauí na região de Parnaíba em seis fases de 2,5 GW, com início de operação em janeiro de 2028 para alimentar a primeira fase. O resto da energia virá de usinas mato-grossenses e mineiras.

Rafael Fonteles destaca a importância do projeto para a produção de energia verde em escala global.

 

"Este é um projeto que coloca o Piauí no cenário global da energia verde e do hidrogênio verde, exportando essa energia para vários países, especialmente da Europa. O planejamento é iniciar as obras das indústrias ainda este ano. O maior desafio é obter toda a estruturação com conexão ao sistema elétrico nacional, consumindo energia limpa. Também teremos usinas solares aqui no Piauí para abastecer as indústrias. Os investimentos se multiplicam e os empregos de qualidade também, que é nossa maior obsessão", afirma.

 

A Solatio está empenhada em agilizar as atividades que envolvem o projeto, explica o presidente Pedro Vaquer.

 

"Estamos falando de investimentos próximos de R$ 100 bilhões até 2038. Já as usinas de energia, representam um investimento de R$ 40 bilhões. Com persistência, vamos realizar um sonho que começou lá atrás. Mas tivemos um governador que apostou e agora todos os caminhos estão abertos para isso", acrescenta.

O primeiro passo concreto para a materialização do projeto foi dado no dia 15 de dezembro, com o lançamento da pedra fundamental de dois empreendimentos para a produção hidrogênio verde dentro da ZPE. As indústrias são de responsabilidade da Green Energy Park e da Solatio.

Fonte: Governo do Piauí
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp