Segunda, 20 de maio de 2019
(86) 99915-1055
redacao@portalr10.com
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo do Estado
Teresina - OAB-PI

Postada em 20/08/2018 ás 14h53

Publicada por: Gustavo Miranda

Conferência debaterá atuação feminina na advocacia
O evento contará com grandes nomes da área do Direito, notadamente mulheres que alçaram lugares de d
Conferência debaterá atuação feminina na advocacia

Foto: Divulgação/OAB-PI

Debater a atuação feminina no mercado de trabalho, repercutindo sobre as questões de gênero na advocacia e sociedade piauiense. Esse é o objetivo da I Conferência da Mulher Advogada do Piauí, que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto (quinta e sexta-feira), no Auditório da OAB-PI, em Teresina-PI, e que tem como tema "Pluralismo, Política e Advocacia".

O evento é uma realização da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB-PI e tem cunho acadêmico, científico e de sensibilização. Atualmente, as mulheres representam quase metade da advocacia brasileira e piauiense. De acordo com a presidente da CMA, Eduarda Mourão, as mulheres advogadas atualmente são um contingente importantíssimo no mercado de trabalho brasileiro e na comunidade jurídica piauiense.

"O direito à igualdade está expresso na Constituição Federal de 1988. Embasado neste direito fundamental, o evento debaterá as políticas e ações que visam valorizar as advogadas e modificar o atual cenário de desequilíbrio na participação feminina da classe e na sociedade", disse Eduarda, ao ressaltar que a Conferência é um passo primordial para empunhar essa bandeira.

Durante a Conferência, será feito o resgate da história de Esperança Garcia, intitulada simbolicamente como primeira mulher advogada do Piauí. Representando a luta e resistência do povo e da mulher, Esperança Garcia escreveu uma cara em 1770 ao Governador da Capitania de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro. A carta denunciava violências e demandava justiça. Um tipo de texto que, no dicionário da advocacia, poderia ser sinônimo de petição.

Grandes nomes

O evento contará com grandes nomes da área do Direito, notadamente mulheres que alçaram lugares de destaque nacional e internacional, como a advogada Cléa Carpi da Rocha, ex-presidente da OAB-RS, ex-diretora do CFAOAB e única mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, maior honraria no âmbito do Conselho Federal da OAB. Ela ministrará a palestra de abertura na noite do dia 23 de agosto (quinta-feira), às 19h30.

A Ministra Maria Elisabeth Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal Militar (STM) irá proferir a palestra magna do evento, no dia 23 de agosto, às 20h30. Natural de Minas Gerais, a Ministra é a primeira mulher nomeada para esse cargo e a primeira mulher a assumir a presidência do STM em 206 anos.

Também estão confirmadas as presenças da advogada Cristiane Romano, premiada como melhor advogada da America Latina por vários anos; Alessander Mendes, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos; Daniele Maranhão, desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; Marié Miranda, Presidente da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor; Flávia Brandão, Presidente da Comissão Especial de Direito de Famílias e Sucessões do CFOAB; Beatriz Peruffo, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-RS; Carlos Wagner, juiz do Trabalho titular da Vara do Trabalho de Oeiras, entre outros.

Inscrições

Com estimativa de 500 participantes, a Conferência pretende reunir advogadas e advogados, bacharéis em direito, estudantes, professores, procuradores federais, estaduais e municipais, pessoas ligadas à luta por direitos das mulheres e interessados na temática. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.oabpi.org.br/portaldoaluno. Cada participante deverá doar 2kg de alimentos não perecíveis no dia do evento, que serão destinados a entidades que fazem o acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade em Teresina. A certificação da Escola Superior de Advocacia do Piauí será de 12 horas/aula. Outras informações: (86) 2107-5823/ 5828.

Fonte: OAB-PI

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Corrente-PI Por Aline Moura

Corrente realiza caminhada contra o Abuso e Exploração infantil

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Seleção de Lagoinha do Piauí estreia na copa AMPAR com empate de 1 a 1

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Cultura prorroga inscrições de projetos culturais da Lei Professor Moreira

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Filho de Professora forma – se em Faculdade de São Paulo

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Confira as ofertas da semana no Armazém Paraíba de São João do Arraial

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium