Quarta, 17 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
Teresina - OAB-PI

Postada em 20/08/2018 ás 14h53

Publicada por: Gustavo Miranda

Fonte: OAB-PI

Conferência debaterá atuação feminina na advocacia
O evento contará com grandes nomes da área do Direito, notadamente mulheres que alçaram lugares de d
Conferência debaterá atuação feminina na advocacia

Foto: Divulgação/OAB-PI

Debater a atuação feminina no mercado de trabalho, repercutindo sobre as questões de gênero na advocacia e sociedade piauiense. Esse é o objetivo da I Conferência da Mulher Advogada do Piauí, que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto (quinta e sexta-feira), no Auditório da OAB-PI, em Teresina-PI, e que tem como tema "Pluralismo, Política e Advocacia".

O evento é uma realização da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB-PI e tem cunho acadêmico, científico e de sensibilização. Atualmente, as mulheres representam quase metade da advocacia brasileira e piauiense. De acordo com a presidente da CMA, Eduarda Mourão, as mulheres advogadas atualmente são um contingente importantíssimo no mercado de trabalho brasileiro e na comunidade jurídica piauiense.

"O direito à igualdade está expresso na Constituição Federal de 1988. Embasado neste direito fundamental, o evento debaterá as políticas e ações que visam valorizar as advogadas e modificar o atual cenário de desequilíbrio na participação feminina da classe e na sociedade", disse Eduarda, ao ressaltar que a Conferência é um passo primordial para empunhar essa bandeira.

Durante a Conferência, será feito o resgate da história de Esperança Garcia, intitulada simbolicamente como primeira mulher advogada do Piauí. Representando a luta e resistência do povo e da mulher, Esperança Garcia escreveu uma cara em 1770 ao Governador da Capitania de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro. A carta denunciava violências e demandava justiça. Um tipo de texto que, no dicionário da advocacia, poderia ser sinônimo de petição.

Grandes nomes

O evento contará com grandes nomes da área do Direito, notadamente mulheres que alçaram lugares de destaque nacional e internacional, como a advogada Cléa Carpi da Rocha, ex-presidente da OAB-RS, ex-diretora do CFAOAB e única mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, maior honraria no âmbito do Conselho Federal da OAB. Ela ministrará a palestra de abertura na noite do dia 23 de agosto (quinta-feira), às 19h30.

A Ministra Maria Elisabeth Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal Militar (STM) irá proferir a palestra magna do evento, no dia 23 de agosto, às 20h30. Natural de Minas Gerais, a Ministra é a primeira mulher nomeada para esse cargo e a primeira mulher a assumir a presidência do STM em 206 anos.

Também estão confirmadas as presenças da advogada Cristiane Romano, premiada como melhor advogada da America Latina por vários anos; Alessander Mendes, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos; Daniele Maranhão, desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; Marié Miranda, Presidente da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor; Flávia Brandão, Presidente da Comissão Especial de Direito de Famílias e Sucessões do CFOAB; Beatriz Peruffo, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-RS; Carlos Wagner, juiz do Trabalho titular da Vara do Trabalho de Oeiras, entre outros.

Inscrições

Com estimativa de 500 participantes, a Conferência pretende reunir advogadas e advogados, bacharéis em direito, estudantes, professores, procuradores federais, estaduais e municipais, pessoas ligadas à luta por direitos das mulheres e interessados na temática. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.oabpi.org.br/portaldoaluno. Cada participante deverá doar 2kg de alimentos não perecíveis no dia do evento, que serão destinados a entidades que fazem o acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade em Teresina. A certificação da Escola Superior de Advocacia do Piauí será de 12 horas/aula. Outras informações: (86) 2107-5823/ 5828.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Secretaria de Saúde realiza atendimento na U.B.S da Barrinha

Olho D'água do Piauí Por Jô Mendes

Serviço de fisioterapia passa a ser oferecido na UBS de Olho D'água

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Prefeitura de Lagoinha do Piauí realiza evento em alusão ao 'Outubro Rosa

Valença Por Thiago Maciel

Jogo do Poder destaca nome de Dr. Marcos Vinícius como candidato a Prefeito

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Bandidos roubam três motocicletas em uma única tarde em São João do Arraial

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium