Na quarta-feira (13), durante as comemorações do 201º aniversário da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, a chefe do cerimonial da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Mônica Costa, foi agraciada com a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença.
Esta honraria é concedida a personalidades que deixaram sua marca na história do estado. A solenidade de entrega ocorreu como parte das celebrações do evento histórico que uniu maranhenses, cearenses e piauienses na luta pela Independência do Brasil.
Em entrevista ao Portal R10, Mônica expressou sua emoção ao receber a medalha, enfatizando que representa todo o corpo de funcionários de uma das instituições mais importantes do Piauí, a APPM, conhecida como a casa dos prefeitos do estado.
"Sou chefe do Cerimonial da APPM, há quase 10 anos, e estou muito feliz por ser indicada para receber essa medalha de honra ao mérito. Esta medalha não é apenas minha, como funcionária, levo para todos os colegas da APPM. Inclusive, digo que esta medalha é nossa, por coincidência, recebemos eu e o presidente Toninho."
A Batalha do Jenipapo, ocorrida às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, em 1823, foi um dos momentos cruciais na luta pela independência das terras brasileiras na região. O evento simboliza a união e a bravura dos povos maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, sendo um marco na consolidação da independência do Brasil.