A Universidade Federal do Piauí (UFPI) alcançou um marco significativo na área da saúde ao obter a aprovação para a criação do Curso de Graduação Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral, localizado em Floriano. A proposta para este novo curso, que vinha sendo almejado desde 2020, recebeu respaldo após a divulgação, em 20 de março, do relatório produzido pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC).
A UFPI recebeu a visita in loco da CAMEM no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. A equipe, composta por Gisele Pires (DDES/SESu/MEC) e pelos membros da referida comissão Michelle Alves, Marcelo de Bonifácio, André Cabral, Júlio Croda e a Técnica Ana Luiza Feitoza (DDES/SESu/MEC), teve como objetivo avaliar as condições da Instituição para oferecer ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura necessários para a implantação do curso de Medicina no Campus de Floriano.
Após uma análise criteriosa realizada pela CAMEM, ficou evidente que a Universidade está apta e comprometida com a implantação do curso de Medicina em Floriano. O parecer favorável destacou a importância dessa iniciativa educacional para a região, ao preencher lacunas na assistência e contribuir significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local. Em resumo, a aprovação do curso representa um avanço importante para a UFPI e para a cidade de Floriano, reafirmando o compromisso com a formação de profissionais de saúde qualificados e comprometidos com as necessidades da sociedade.
O Vice-Reitor da UFPI e o Coordenador do curso de Medicina do CAFS, Viriato Campelo, enfatizou que a aprovação da proposta para implantação do curso de Medicina em Floriano é um sucesso não apenas para a Universidade, mas principalmente para a região circunvizinha à cidade. "Floriano, como um importante centro de desenvolvimento do Piauí, necessitava desse curso, que não só capacita profissionais, mas também atua como um polo de assistência em saúde. Com esta etapa fundamental assegurada, o próximo passo é avançar nas demais atividades em conjunto com o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, para a efetiva implantação do curso em Floriano", destacou.
A Diretora do Campus de Floriano, Edmilsa Santana, afirmou que após a aprovação do curso pela CAMEM, o próximo passo é garantir os recursos humanos e de infraestrutura necessários para concretizar o curso de Medicina. "A UFPI está comprometida em garantir a quantidade adequada de docentes e técnicos em assuntos educacionais para colocar o curso de Medicina de Floriano em pleno funcionamento. Além disso, faremos adaptações na estrutura, incluindo a construção de laboratórios e salas. Parabenizo a UFPI, o CAFS e toda a microrregião de Floriano por este importante passo", concluiu.