Neste último domingo (24), o rapper Oruam, de 23 anos, gerou repercussão na internet ao pedir a liberdade do traficante Marcinho VP durante sua participação no festival Lollapalooza 2024, que ocorre desde o dia 22 de março. O criminoso é seu pai, e havia sido preso em 2006, quando o artista tinha somente 5 anos de idade.
O criminoso, que foi condenado a 44 anos de prisão, é Márcio dos Santos Nepomuceno, de 54 anos, condenado pelos crimes de tráfico de drogas, homicídios e formação de quadrilha. Ele foi apontado pelo Ministério Público como um dos líderes do tráfico no Complexo do Alemão, localizado no Rio de Janeiro e composto por 13 favelas.
O manifesto do jovem a favor da liberdade do pai ocorreu durante a sua participação durante o show de TZ da Coronel, que acontecia no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O cantor apareceu com uma camisa branca estampada com o rosto de Marcinho VP, junto a palavra ‘liberdade’.
O show de TZ da Coronel, um dos rappers mais conhecidos do país, aconteceu no Palco Perry, que leva o nome do fundador do festival, o roqueiro Perry Farrell. A apresentação contou com a participação do músico MC Daniel, além de Oruam.
Mesmo preso a 14 anos, VP ainda é considerado um dos líderes do CV (Comando Vermelho) e revelou em um livro de memórias escrito de presídios federais, a aproximação com o ex-governador Sérgio Cabral em 2017. O político negou qualquer associação.