Terça, 19 de Janeiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

27°

23° 31°

Teresina - PI

Últimas notícias
Geral Iniciativa
24/08/2018 10h57 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

Campanhas para Gestão Sustentável da Pesca chegam ao Piauí

A iniciativa é da ONG Rare, que vem implementando esse tipo de campanhas no país desde 2015.

Foto: Divulgação/Rare
Foto: Divulgação/Rare

Construir e regulamentar acordos de pesca e engajar os pescadores em uma gestão sustentável e participativa da atividade são os objetivos da Campanha por Orgulho que será lançada esta semana no Delta do Parnaíba, abrangendo áreas no litoral do Piauí e do Maranhão. A iniciativa é da ONG Rare, que vem implementando esse tipo de campanhas no país desde 2015.

O arquipélago formado por mais de 70 ilhas fluviais que constitui o Delta do rio Parnaíba é uma região com enorme diversidade de flora e fauna, especialmente rica em aves, peixes e crustáceos, com exuberância de manguezais, igarapés, lagoas de água doce, praias e dunas que atraem visitantes de todos os cantos do planeta.

Em que pese toda essa riqueza, Luciano Galeno, responsável pela coordenação da campanha no Delta do Parnaíba, comenta que os pescadores dessas áreas vêm percebendo, a cada ano, a redução do estoque de algumas espécies, sobretudo aquelas de maior valor comercial que são muito exploradas. Por isso, um dos objetivos da Campanha por Orgulho nessa área é sensibilizar as comunidades pesqueiras sobre a importância de as espécies terem um descanso reprodutivo, para que se consiga a recuperação dos estoques tão valiosos para a economia e os modos de vida local, e, neste sentido, formalizar regulamentações como os acordos de pesca.

Continua depois da publicidade

A bióloga Ana Carolina Marciano, gerente de programas da Rare, conta que uma das táticas nesse tipo de campanha é a identificação de espécies-alvo de importância local utilizadas como chamariz para estimular o envolvimento comunitário. No caso do Delta do Parnaíba, a espécie selecionada foi o robalo. “A espécie se torna protagonista por meio de uma mascote carismática que marcará presença em ações de educação ambiental em escolas, espaços e eventos públicos e será porta-voz de informações sobre as ameaças à biodiversidade”, revela. Ela explica, contudo, que, como o objetivo da campanha é a construção de um acordo de pesca, o esforço pretende envolver todos os pescadores, não se restringindo apenas aos de robalo.

Em âmbito nacional, a Rare tem como parceiros na implementação das campanhas o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Marinhas (Confrem). Dentre as alianças estratégicas no Estado do Piauí, destacam-se a Universidade Federal do Piauí, a Comissão Ilha Ativa (CIA) e colônias de pescadores artesanais locais.

Ações previstas para o lançamento: Teatro, concurso de poesia e prosa, culinária, apresentação formal da campanha.

Continua depois da publicidade

Serviço lançamento 

Data:  24/08/2018 (Resex)

Hora: 15h30

Continua depois da publicidade

Local: Clube do Durval, Ilha das Canárias, município de Araioses (MA).

Data:  26/08/2018 (APA)

Hora: 15h30 

Local: Bar e Restaurante Pedra do Sal, Praia da Pedra do Sal, município de Parnaíba (PI)

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®