Sexta, 23 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

31°

23° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Geral Iniciativa
24/08/2018 10h57 Atualizada há 3 anos
Por: Redação

Campanhas para Gestão Sustentável da Pesca chegam ao Piauí

Construir e regulamentar acordos de pesca e engajar os pescadores em uma gestão sustentável e participativa da atividade são os objetivos da Campanha por Orgulho que será lançada esta semana no Delta do Parnaíba, abrangendo áreas no litoral do Piauí e do Maranhão. A iniciativa é da ONG Rare, que vem implementando esse tipo de campanhas no país desde 2015.

O arquipélago formado por mais de 70 ilhas fluviais que constitui o Delta do rio Parnaíba é uma região com enorme diversidade de flora e fauna, especialmente rica em aves, peixes e crustáceos, com exuberância de manguezais, igarapés, lagoas de água doce, praias e dunas que atraem visitantes de todos os cantos do planeta.

Foto: Divulgação/Rare
Foto: Divulgação/Rare

Em que pese toda essa riqueza, Luciano Galeno, responsável pela coordenação da campanha no Delta do Parnaíba, comenta que os pescadores dessas áreas vêm percebendo, a cada ano, a redução do estoque de algumas espécies, sobretudo aquelas de maior valor comercial que são muito exploradas. Por isso, um dos objetivos da Campanha por Orgulho nessa área é sensibilizar as comunidades pesqueiras sobre a importância de as espécies terem um descanso reprodutivo, para que se consiga a recuperação dos estoques tão valiosos para a economia e os modos de vida local, e, neste sentido, formalizar regulamentações como os acordos de pesca.

Continua depois da publicidade

A bióloga Ana Carolina Marciano, gerente de programas da Rare, conta que uma das táticas nesse tipo de campanha é a identificação de espécies-alvo de importância local utilizadas como chamariz para estimular o envolvimento comunitário. No caso do Delta do Parnaíba, a espécie selecionada foi o robalo. “A espécie se torna protagonista por meio de uma mascote carismática que marcará presença em ações de educação ambiental em escolas, espaços e eventos públicos e será porta-voz de informações sobre as ameaças à biodiversidade”, revela. Ela explica, contudo, que, como o objetivo da campanha é a construção de um acordo de pesca, o esforço pretende envolver todos os pescadores, não se restringindo apenas aos de robalo.

Em âmbito nacional, a Rare tem como parceiros na implementação das campanhas o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Marinhas (Confrem). Dentre as alianças estratégicas no Estado do Piauí, destacam-se a Universidade Federal do Piauí, a Comissão Ilha Ativa (CIA) e colônias de pescadores artesanais locais.

Ações previstas para o lançamento: Teatro, concurso de poesia e prosa, culinária, apresentação formal da campanha.

Serviço lançamento 

Data:  24/08/2018 (Resex)

Hora: 15h30

Local: Clube do Durval, Ilha das Canárias, município de Araioses (MA).

Data:  26/08/2018 (APA)

Hora: 15h30 

Local: Bar e Restaurante Pedra do Sal, Praia da Pedra do Sal, município de Parnaíba (PI)

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp