Em uma Sessão Solene marcada para as 9h desta segunda-feira (08), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) dará posse aos Desembargadores Sebastião Ribeiro Martins e Ricardo Gentil Eulálio Dantas como Presidente e Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, respectivamente.
A Solenidade, esperada para atrair diversas autoridades do meio jurídico, político e empresarial piauiense, será presidida pelo Desembargador Erivan Lopes, que encerra seu mandato como Presidente do TER-PI. O Magistrado liderou a Justiça Eleitoral piauiense nos últimos dois anos.
Sebastião Ribeiro Martins, natural de Cristino Castro-PI, de 66 anos, graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí – UFPI em 1979, traz consigo uma extensa experiência na magistratura.
Já ocupou cargos como Juiz de Direito e Juiz Eleitoral em diversas Comarcas do estado, além de presidir a Associação dos Magistrados Piauiense (AMAPI) por dois mandatos consecutivos e atuar como Corregedor Geral da Justiça do Estado do Piauí no biênio 2014/2016.
Promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) em agosto de 2008, foi Presidente daquele órgão por dois anos (2019 e 2020) e ocupou a função de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TER-PI em períodos anteriores.
Ricardo Gentil Eulálio Dantas, também piauiense, natural de Teresina-PI, 67 anos, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em dezembro de 1980, tem uma trajetória igualmente notável.
Com passagem por diversas Comarcas do interior do estado como Juiz-Adjunto, além de ter ocupado a função de Juiz da 1ª Zona Eleitoral de Teresina-PI e membro da Corte do TER-PI na categoria de Juiz de Direito.
Sua nomeação como Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí ocorreu em março de 2013, pelo critério de antiguidade.
Ambos os magistrados tem experiência e compromisso com a Justiça Eleitoral, prometem liderar o TER-PI com integridade e eficiência durante o biênio 2024/2026.
O evento, que ocorrerá de forma híbrida, tanto presencialmente no Plenário do TER-PI, localizado na Praça Des. Edgar Nogueira, s/n – Cabral, quanto virtualmente, será transmitido ao vivo pelo canal do TER-PI no YouTube.