A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) emitiu uma nota confirmando mais uma morte em decorrência da dengue no estado do Piauí. Com a confirmação, sobe para três o número de mortes pela doença e uma suspeita em investigação.
A Sesapi já havia confirmado dois óbitos por dengue em Bom Jesus, região sul do Piauí. O terceiro caso aconteceu no município de Manoel Emídio, também na região sul do estado.
O primeiro caso de morte pela dengue no Piauí, em 2024, aconteceu no início de fevereiro. Uma mulher de 31 anos, residente de Brasília, veio visitar familiares em Alvorada do Gurguéia e foi internada no Hospital de Bom Jesus por conta de sintomas graves da doença.
A suspeita é que a paciente tenha se infectado com a doença em Brasília, antes de chegar ao Piauí.
O segundo óbito causado por dengue, também no município de Bom Jesus, foi de um paciente, de 51 anos e com comorbidades, era residente da cidade.
Um outro caso suspeito, divulgado pela sesapi envolve uma criança de 9 anos, identificada como Kauêmisson Delfino de Sousa, que faleceu na localidade Estiva, zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, próxima à cidade de Bom Jesus. A investigação desse caso suspeito em Bom Jesus segue em andamento.
A Dengue é uma doença viral transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, e em casos graves pode levar à dengue grave, com sangramento e risco de morte.
Para prevenir a doença, é importante eliminar criadouros de mosquitos, usar repelente, vestir roupas que cubram a pele e colocar telas em janelas e portas.