Pela primeira vez, a capital Teresina vai participar da programação pelo Dia Mundial da Criatividade, comemorado em 21 de abril. O evento vai acontecer nos dias 19 e 20 de abril, e vai contar com várias atividades gratuitas, no Espaço S do Teresina Shopping.
A abertura do evento será realizada no dia 19 de abril, a partir das 16h, com uma palestra do gerente de Inovação da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da prefeitura de Teresina (SEMDEC), José Bringel Filho, líder WCD Teresina.
No Brasil, o movimento é organizado pela empresa de educação e comunicação World Creativity Day e oferece inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops, shows, feiras e performances para profissionais, empreendedores, estudantes e pessoas de todos os campos, com destaque para a área de economia criativa.
Em 2024, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo ocorre simultaneamente em 55 municípios brasileiros, e a expectativa é de 50 mil participantes no país todo. Idealizada no Brasil por Lucas Foster em 2014, a data faz parte do calendário oficial da ONU desde abril de 2017.
O objetivo principal do evento é impulsionar o ecossistema de criatividade e inovação das cidades com base em pilares como aprendizagem, empreendedorismo e colaboração, sempre dentro da moldura do desenvolvimento sustentável.
“Este é um evento realizado pela comunidade e para a comunidade criativa de Teresina, que é muito rica e com grande potencial de crescimento e impacto econômico. Teremos atividades que conectam a criatividade, que tem a sua base de inspiração aspectos culturais, emocionais e coletivos, se conectando com o mundo digital e poder de escala que ele traz, impondo novos desafios”, afirma o gerente de Inovação da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da prefeitura de Teresina (SEMDEC), José Bringel Filho, líder WCD Teresina.
“Para um mundo que precisa cada vez mais de criatividade e inovação, o World Creativity Day é movimento poderoso que democratiza conhecimento à população, empodera lideranças, promove a cooperação, inspira e gera negócios”, afirma Luiz Serafim, Diretor-Executivo da WCD.
O evento tem como mantenedor as Startups Originarium https://www.originarium.com.br/ e Assamble https://www.assamble.com.br/, parceria de mídia do Instituto Ubíqua, apoio do Piauí Original Hub e das comunidades Piauí Indie e Cajuína Valley, além da parceria institucional da Sistema S (SEMDEC/PMT, FIEPI, SENAI, SEBRAE e SENAC), além do suporte de outras importantes entidades e pessoas da comunidade.
Os ingressos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas por meio do link: https://worldcreativityday.com/brazil/teresina/activities