Networking significa estabelecer conexões com algo ou alguém no mercado de trabalho. As conexões são estabelecidas entre pessoas de áreas iguais ou parecidas. Por meio delas, ocorre o compartilhamento de serviços e informações úteis ao crescimento no ambiente profissional.
Se você perguntar a qualquer trabalhador se ele deseja crescer na carreira ou a um empresário se ele quer ter sucesso em seu empreendimento certamente a resposta de ambos sera um “sim”.
No mundo competitivo atual, fazer networking ou estabelecer uma rede de contatos, cultivar amizades no mundo profissional é fundamental, bem como construir conexões com outras pessoas que possam oferecer suporte e conselhos e dar, de certa forma, algum tipo de oportunidade ao longo de sua carreira, como também para os negócios, isto porque, ajuda as pessoas encontrar novas oportunidades, aprender com os outros e até a superar desafios, trazer novos clientes, parcerias estratégicas e até mesmo investidores para a sua área.
Eis algumas dicas para ter uma boa rede de colaboradores: que seus objetivos sejam definidos de forme bem clara, priorizando o tempo, criando soluções reais, atualizando o perfil profissional. A internet tem um papel essencial para a rede de contatos pelo qual as pessoas conseguem fazer conexão de profissional para profissional, participando de grupos, e compartilhando conhecimentos e experiências.
Use a tecnologia para se comunicar e criar boas relações. Vale utilizar as redes sociais, o e-mail e outras ferramentas como whatsapp, planner e teams, para chegar em quem você quer e também fazer a manutenção desse círculo virtuoso.
Estar presente, trocar informações e dar e receber indicações e conselhos são atitudes muito positivas para o seu networking, sempre construindo uma rede que lhe reconheça como parte da comunidade , buscando sua referência modelo para os seus parceiros, para isso, faz-se necessário o seu crescimento pessoal e profissional, participando de cursos, palestras e workshops etc.
Por fim, para aumentar a sua rede de networking é preciso definir o seu público-alvo que, de modo geral, são as pessoas que vão ajudá-lo a conquistar seus objetivos, com paciência e perseverança enfrentando os desafios que possam surgir no meio do caminho.
Valmir Martins Falcão Sobrinho
Economista e Advogado