Quinta, 27 de Março de 2025
Portal R10
Quinta, 27 de Março de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Josely Ecologista
Josely Ecologista Correspondente no município
Cidades Cidades
24/04/2024 18h22 Atualizada há 11 meses
Por: Josely Ecologista

CRAS recebe visita de representantes da Sasc para implementação do Conselho da Pessoa Idosa

Secretária de Assistência Social Edinalva Valentim, e equipe do CRAS, recebeu nesta quarta-feira (24), uma equipe de profissionais da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), que está visitando os municípios do Piauí para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

CRAS recebe visita de representantes da Sasc para implementação do Conselho da Pessoa Idosa
CRAS recebe visita de representantes da Sasc para implementação do Conselho da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI tem por finalidade elaborar as diretrizes para formulação e a implementação da Política Municipal do Idoso, observando as linhas de ação e as diretrizes estabelecidas nas legislações federal, estadual e municipal, bem como acompanhar, avaliar e fiscalizar a sua execução.

O objetivo é sensibilizar a gestão municipal para a implantação e implementação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa em todos os 224 municípios do Piauí. É uma meta desafiadora, mas necessária, para fortalecer as políticas públicas para as pessoas idosas.

A equipe coordenada pela Diretora de Políticas Públicas Para a Pessoa Idosa, Maria da Cruz Oliveira e o Gerente de Proteção para a pessoa idosa da Superintendência da Pessoa Idosa da SASC o senhor Justino Ivo.

Segundo a diretora de Políticas Públicas Para a Pessoa Idosa, Maria da Cruz Oliveira, a criação de Conselhos é garantida pela Constituição Federal de 1988, mas é necessária a elaboração e a apresentação de um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores. “O que estamos fazendo é a sensibilização, porque o Conselho Municipal da Pessoa Idosa é importante para o controle social, visto que terá a participação do Poder Público Municipal e da sociedade civil. Queremos a mudança dessa realidade, ficamos felizes, pois, comprovamos que aqui no município de Dom Expedito Lopes já tem uma lei, estamos deixando um material para o município encaminhar e fazer logo a posse desse concelho e agente como SASC vamos continuar acompanhando esse trabalho. Vimos que a secretaria de social tem uma equipe muito boa e torcemos que até maio possamos estar com o conselho implementado”. Declara Maria da Cruz. Ela disse ainda que a equipe da Sasc se reúne normalmente com a Secretária de Assistência Social do Município, representantes do CRAS e CREAS.

Diretora Maria da Cruz

Fonte: Josely Ecologista
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp