Nesta segunda-feira (13), a Petrobras informou que registrou lucro líquido de R$ 23,7 bilhões no primeiro trimestre, uma queda de 37,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Dessa forma, com o lucro apurado, a Petrobras aprovou o pagamento de R$ 13,45 bilhões em dividendos e juros sobre capital próprio.
De acordo com a estatal, a queda no lucro foi influenciada principalmente pela desvalorização do real frente ao dólar e pelo volume menor de vendas de óleo e derivados.
“Quando ocorre a desvalorização cambial, há flutuação no demonstrativo financeiro pela variação do câmbio que reconhecemos por regra contábil. Contudo, isso não afeta o caixa da companhia”, explicou o diretor financeiro e de relacionamento com investidores da Petrobras, Sergio Leite.
Ainda, segundo a Petrobras, tanto a desvalorização cambial quanto da baixa nas vendas foi parcialmente compensada pela redução das despesas operacionais e pelo imposto de renda apurado.
Vale ressaltar que a empresa petrolífera registrou uma queda de 33,8% no lucro líquido de 2023 na comparação com 2022, conforme os registros divulgados em março desse ano.